pec_saude_alrsO presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), Pedro Westphalen (PP), entregou à diretoria da OAB/RS, junto com colegas parlamentares, um documento com 53 mil assinaturas de apoio à Campanha Todos Pela Saúde, na última quarta-feira (17).

Com a ação, a Assembleia Legislativa consolidou sua participação efetiva na mobilização nacional, que busca a criação de uma proposta de emenda à constituição (PEC) para garantir a aplicação de 10% dos recursos da União na área da saúde. O movimento no Estado contou com a participação de todos os deputados e foi liderado por Ronaldo Santini (PTB), coordenador da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área da Saúde, com apoio da Federação das Santas Casas do RS e OAB.

Westphalen e os deputados Ronaldo Santini (PTB), Aloísio Classmann (PTB) e Adolfo Brito (PP), juntamente com o presidente da Federação das Santas Casas, Júlio Dornelles de Matos, entregaram ao chefe de gabinete da presidência da OAB gaúcha, Júlio Cezar Caspani, e à secretária-geral adjunta da entidade, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, cinco caixas contendo as assinaturas recolhidas pelos deputados gaúchos.

Santini destacou que a solenidade completava mais uma etapa da missão da Assembleia na Campanha Todos Pela Saúde. “Estes abaixo-assinados são fruto do esforço das entidades pela criação da PEC que garanta 10% para a saúde. As assinaturas entregues vão se somar às 1,5 milhão coletadas em todo o País e mostram a preocupação do Parlamento com a causa. Não basta termos médicos se não tivermos investimentos, leitos, UTIs e equipamentos para a saúde. Somos do Interior e sabemos o quanto a população sofre”, destacou o deputado.

Em nome da OAB, Caspani enfatizou a necessidade de aumentar os recursos para a saúde e de cumprir prazos nos repasses. “Os recursos também devem ser, efetivamente, depositados nas datas certas. O Rio Grande do Sul está sendo um exemplo para todo o Brasil e, se Deus quiser, em breve teremos o sonho realizado”, disse, garantindo que a OAB encaminhará as assinaturas para que se somem à campanha nacional.

Fonte: Agência ALRS

Compartilhe!