A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e o Ministério Público Estadual (MPPB) enviaram ofício a Agência Nacional de Águas (ANA) pedindo providências urgentes para evitar que um milhão de paraibanos sofram com o colapso no abastecimento d´água na região de Campina Grande.
Assinado pelo presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo, e o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o documento relata a sessão especial ocorrida em Campina Grande, em alusão ao Dia Mundial de Água. O evento reuniu mais de 500 pessoas e teve como assunto principal o estado atual do açude Epitácio Pessoa, que abastece a região.
Estudo da Universidade Federal de Campina Grande dá conta de que a falta de controle entre a oferta e a demanda de água no açude pode ocasionar racionamento de água ainda em 2013 e o colapso a partir de 2014.
O documento pede ainda que a ANA, em curto prazo, exerça o controle e a fiscalização de toda e qualquer retirada de água do reservatório, instalando ou exigindo dos usuários a instalação de medidores permanentes e de precisão. E que a retirada de água não seja superior à oferta garantida pelo reservatório.
Fonte: Agência ALPB