O presidente da Unale, deputado estadual Sandro Locutor (PPS-ES), e o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB-RS) apresentaram, na manhã desta terça-feira (10/11), uma proposta de emenda ao Projeto de Lei 56/2015- que dispõe sobre a validação da identidade parlamentar em território nacional- ao senador Paulo Paim (PT-RS), o relator do PL na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado Federal. A emenda reforça a parceria entre as Assembleias Legislativas estaduais e a Câmara Legislativa do Distrito Federal com a Unale, autorizando a entidade a emitir carteiras de identificação funcionais aos seus parlamentares.
Na reunião, o senador Paim garantiu que vai incluir a proposta ao relatório. Segundo ele, “a emenda foi recebida com simpatia. Espero que a os demais senadores da CCJ também acatem a emenda”.
O presidente da Unale falou sobre os benefícios em centralizar a emissão do documento na entidade, a única que representa os deputados estaduais no Brasil. “Os parlamentares estaduais não terão nenhum custo. Além disso, é importante que se tenha uma padronização do documento em todo o país”, afirmou.