Search
Close this search box.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que a cada hora, ao menos cinco pessoas foram infectadas pelo vírus HIV em 2021 e com isso o Brasil teve 50 mil novos casos, o que fez o país chegar à marca de 960 mil pessoas vivendo com HIV, isso demonstra a importância da campanha Dezembro Vermelho.

Instituída pela Lei nº 13.504/2017, a campanha de Dezembro Vermelho mobiliza nacionalmente a população na luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O objetivo é passar informações sobre as formas de prevenção, dar assistência e proteger os direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a Administração Pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

A Unale

Apoiada pela Unale desde 2015, através da Secretaria de Saúde, a campanha Dezembro Vermelho deste ano traz o tema “Coquetel para se prevenir: informação, proteção e dizer não ao preconceito!”. Isto demonstra a importância de se continuar o debate e e a disseminação de mais informações sobre a doença, para reforçar a conscientização da população sobre a prevenção da AIDS. Além disso, ainda alerta sobre o risco de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Por Malu Souza/Ascom Unale

Compartilhe!