Contra o câncer de próstata, prevenir é a melhor solução!

Você sabia que o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele?

Pensando nisso, no mês de novembro, a Unale promove a campanha de conscientização, através de sua Secretária de Saúde. O slogan definido foi: “O mundo muda e a prevenção continua”.

Campanha Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha mundial realizada anualmente, com a intenção de combate ao câncer de próstata e, também, alertar a sociedade sobre a importância de conhecer a doença e de obter diagnóstico precoce.

O tema ainda é cercado de tabus, principalmente pela forma como se dá a realização do exame clinico (toque retal). Por isso, infelizmente, muitos homens deixam de procurar o urologista, acabando com que a doença seja descoberta mais tarde e dificultando as formas de tratamento da mesma.

Prevenção

Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Prevenir é a melhor solução contra o câncer de próstata. Esteja alerto aos sinais e realize os exames periódicos necessários.

Por Malu Souza / Ascom Unale

Compartilhe!