489x385Neste ano, a Secretaria de Saúde da Unale volta a apoiar a campanha Novembro Azul com o tema “Ato de coragem é não dar chance ao câncer de próstata”. O intuito é mostrar aos homens a importância de cuidar de sua saúde e fazer os exames de próstata.

No Brasil, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, causa de morte de 28,6% da população masculina. Esta realidade pode mudar, pois, caso descoberto precocemente, as chances de cura são significativas.

As Casas Legislativas de todo o Brasil também apoiam esta bandeira.

Acompanhe ação das Assembleia durante o mês:

Novembro Azul na ALEPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba abraçou a campanha juntamente com os parlamentares e servidores e está destinando mensalmente cerca de R$ 60 mil ao hospital Napoleão Laureano e a Federação Paraibana de Atletismo de João Pessoa.

Novembro Azul na ALEGO

Na Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Karlos Cabral (PDT-GO) criou um projeto de lei que prevê que o estado promova campanha institucional nos meios de comunicação, parcerias com as secretarias municipais de saúde, universidades e organizações da sociedade civil. O PL é uma forma encontrada para intensificar a realização de exames para a detecção precoce do câncer de próstata. A matéria já foi aprovada nas comissões da Casa e aguarda a primeira votação pelo Plenário.

Novembro Azul na ALEAM

A Assembleia Legislativa do Amazonas lançou no primeiro dia de novembro (1), a campanha Novembro Azul, com a inauguração da iluminação do seu prédio, no intuito de alertar e conscientizar os homens sobre cuidados com a saúde e a prevenção do câncer de próstata. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos foram iluminados de azul com o mesmo objetivo.

Novembro Azul na ALEMA

A Assembleia Legislativa do Maranhão está realizando exames preventivos contra o câncer de próstata, alvo da mobilização. A ação é coordenada pelo setor de saúde da Casa e o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), em parceria com o Hospital Carlos Macieira (HCM), onde estão sendo realizados os exames específicos de prevenção da doença, previamente agendados para os servidores interessados. Também foi realizada palestra alertando sobre a doença.

Novembro Azul na ALEAL

A campanha foi tema do pronunciamento da deputada Ângela Garrote (PP-AL) durante uma sessão ordinária, com o tema ‘Seja herói da sua saúde’.

Novembro Azul na ALEBA

O plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia, realizou uma roda de conversa para homens. O evento contou com a presença de médicos urologistas.

Novembro Azul na ALEMS

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi realizado no primeiro dia do mês uma palestra na Escola do Legislativo Ramez Tebet, em que reuniu servidores no Plenarinho Nelito Câmara para debater o tema, com a participação de urologistas e parlamentares.

Novembro Azul na ALEPI

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou uma sessão solene para frisar a importância da campanha “Novembro Azul”, proposta pelo deputado Gessivaldo Isaias.

Novembro Azul na ALETO

A abertura da campanha aconteceu durante missa cujo ofertório foi destinado para construção do Hospital de Amor do Tocantins. Em seguida, aconteceu uma palestra com o Dr. Ricardo Ferro, urologista e especialista em cirurgia robótica da próstata.

Yago Fernandes / Ascom Unale
Compartilhe!