ec19b5dc-52b0-41bc-a176-8ed00d1ae06b Unale, em nome de todas as Casas Legislativas e parlamentares estaduais brasileiros, se solidariza com todas as vítimas e pessoas afetadas, direta e indiretamente, pelo rompimento da barragem da mineradora Vale, na Mina Feijão, em Brumadinho, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte –MG, na tarde desta sexta-feira (25).

Emitimos nossos mais sinceros sentimentos às vítimas e desejamos que os desaparecidos possam ser encontrados e tratados o mais rápido possível. Que os responsáveis por mais esta tragédia sejam duramente responsabilizados e punidos.

Desastre de Mariana
O acidente relembra o rompimento da barragem de Mariana, há três anos, que deixou 19 mortos. Em 2015, o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT-MG) apresentou o projeto de lei que proíbe a utilização de barragens de rejeitos em Minas.

De acordo com o parlamentar, existem novas tecnologias que substituem as barragens, como o processo de empilhamento de rejeitos, ou ainda, a técnica de disposição de rejeitos espessado. Essa última, apesar de não dispensar as barragens, torna-as muito menores e muito mais seguras.

Compartilhe!