A Câmara Municipal de Conceição das Alagoas (Triângulo) recebeu o primeiro lançamento oficial da etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas 2014. Também já foram confirmados eventos oficiais de lançamento nos municípios de Uberaba (Triângulo), na próxima quarta-feira (26), São Sebastião do Paraíso (Sul de Minas), Iturama (Triângulo) e Ouro Preto (Região Central do Estado), nos dias 11, 12, e 24 de março, respectivamente.

Neste ano, os estudantes vão refletir sobre o tema Envelhecimento e Qualidade de Vida, dividido em três subtemas: Direito ao envelhecimento com qualidade de vida; Promoção da convivência intergeracional; e Protagonismo social e político. Na etapa municipal, os jovens estudam o tema e votam propostas a serem encaminhadas à etapa estadual. Como apoio à capacitação dos estudantes, as cidades recebem visita técnica da Escola do Legislativo e da PUC Minas. Alunos da PUC e de outras universidades atuam como monitores.

Em sua 11ª edição, o Parlamento Jovem de Minas, além das etapas municipal e estadual, previstas no modelo original de interiorização do programa, incorporou uma etapa regional, para testar um novo modelo que viabilize a ampliação do número de câmaras municipais participantes.

Até meados de março serão realizadas reuniões nas cidades que são polos regionais e também nos municípios que participam isoladamente do programa. Para a etapa regional foram formalizados quatro polos: Pouso Alegre (Sul de Minas), Uberaba (Triângulo Mineiro), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Belo Horizonte. Com a instalação desses polos, o Parlamento Jovem de Minas terá a participação de 12 câmaras municipais a mais que a edição de 2013, totalizando 30.

A etapa municipal se encerra com as plenárias previstas para ocorrer entre os dias 21 de julho e 1º de agosto. Já as plenárias da etapa regional acontecem de 1º a 12 de setembro, enquanto a plenária da etapa estadual ocorrerá de 27 a 31 de outubro.

Fonte: Agência ALMG

Compartilhe!