A legislatura de 2023 chegou inovando e fazendo história. As Assembleias Legislativas do Maranhão e Amapá elegeram mulheres como presidentes, as deputadas Iracema Vale e Alliny Serrão, respectivamente. Ao assumir a função, as parlamentares se tornam as primeiras mulheres a comandar o Legislativo maranhense e amapaense desde a fundação das Casas.
Assembleia Legislativa do Maranhão
Com 188 anos de atividade, a Casa recebe a nova presidente Iracema Vale, que é ex-prefeita e ex-vereadora de Urbano Santos, no interior do estado. Além disso, também se tornou a primeira deputada de primeiro mandato a presidir o Parlamento Estadual. A parlamentar foi a mais votada em 2022, com 104.729 votos.
A eleição para a Mesa Diretora da Assembleia foi feita logo após a cerimônia de posse dos deputados eleitos e reeleitos para esta legislatura.
Os demais integrantes da mesa são: Rodrigo Lago (1º vice-presidente), Arnaldo Melo (2º vice-presidente), Fabiana Vilar (3ª vice-presidente), Andréia Rezende (4ª vice-presidente), Antônio Preira (1º secretário), Roberto Costa (2º secretário), Osmar Filho (3º secretário) e Guilherme Paz (4º secretário).
Assembleia Legislativa do Amapá
Após 32 anos de existência, Alliny Serrão é a primeira mulher a presidir a Alap. A parlamentar iniciou sua carreira política sendo eleita vereadora, entre 2012 e 2016, de Laranjal do Jari. Como deputada estadual, concorreu pela primeira vez em 2018, quando foi eleita se tornou a mais votada, com 8.987 votos. Em 2022, a deputada foi reconduzida ao cargo com 11.017.
Os votos para a Mesa Diretora foram recolhidos após a cerimônia de posse dos deputados que foi escolhida como: presidente Alliny Serrão, 1º vice-presidente Jaime Perez, 2º vice-presidente Fabrício Furlan, 1ª secretaria Edna Auzier, 2º secretário Jesus Pontes, 3º secretário Dr. Victor Amora e 4ª secretária Liliane Abreu.
Por Malu Souza/Ascom Unale