O Parlamento Jovem de Minas, programa de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), terá suas plenárias municipais realizada no período entre 21 de julho e 1º de agosto. Para tanto, a Escola do Legislativo vem realizando encontros regionais com o intuito de orientar as atividades dos coordenadores, monitores e alunos participantes.

Nas atividades realizadas no interior, os agentes da ALMG discutem a gestão do projeto, assim como as informações quantitativas e qualitativas para a formação política dos estudantes. Além disso, está na pauta dos encontros o conteúdo a ser abordado nas oficinas de trabalho e as estratégias para a transformação dos alunos em agentes e interlocutores.

A mobilização dos estudantes para que se tornem interlocutores do Parlamento Jovem também é tratada. A intenção é aproximar o projeto da realidade do município e criar, assim, uma rede de comunicação entre os alunos para potencializar as ações e a divulgação do programa.

Cidades envolvidas – Já foram realizadas visitas aos municípios de Carvalhópolis, Monte Sião, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas, todas no Sul do Estado, nos dias 7 e 8 de abril; Visconde do Rio Branco (10/4) e Viçosa (11/4), na Zona da Mata; Belo Horizonte, Betim e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (15/4); Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa e Santos Dumont, na Zona da Mata (24 e 25/4); Conceição das Alagoas, Iturama, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo (27 e 28/4); Montes Claros (6/5), no Norte de Minas; Capelinha (7/5), no Vale do Jequitinhonha; e João Monlevade e Itabira (8/5), na Região Central do Estado. Estão previstas, ainda, atividades nas cidades de Ouro Preto (26/5) e Carandaí (28/5), na Região Central do Estado, e São Sebastião do Paraíso (30/5), no Sul de Minas.

O Parlamento Jovem é desenvolvido pela ALMG em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. Neste ano, o tem em discussão é “Envelhecimento e qualidade de vida”. A plenária final será realizada na ALMG entre os dias 27 e 31 de outubro.

Fonte: Agência ALMG

Compartilhe!