Ele deixa o posto de 1º secretário e substitui na presidência o deputado estadual de Santa Catarina, Edison Andrino. O mandato se estende até maio de 2012.
A transmissão de cargo acontece durante encontro nacional da entidade em Porto Alegre. O evento será realizado no Espaço da Convergência, no andar térreo do Palácio Farroupilha.A atividade tem início às 14h com a Instalação da Assembléia Geral Extraordinária da UPM. Em seguida, acontece a palestra com o senador argentino Armando Nieto, vice-presidente da UPM e presidente do Forum Permanente de Preservação da Bacia do Rio Uruguai.
Durante o encontro, os parlamentares também irão discutir os avanços em 10 anos do Bloco Brasileiro da UPM e será feito o lançamento do seminário sobre Meio Ambiente promovido pela entidade.
A União congrega parlamentares regionais e estaduais dos países membros do Mercosul: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. Chile e Venezuela são países associados. Organizada no Brasil desde 2001, a UPM tem com objetivo discutir temas nas áreas da saúde, meio ambiente, estatuto de fronteiras, legislação de trânsito e práticas aduaneiras.