reuniao_natal_27fev12Os detalhes para a realização XVI Conferência Nacional Unale estão sendo definidos hoje e amanhã (27 e 28) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A comissão se reuniu na manhã desta segunda-feira (27), presidida pelo deputado Gustavo Fernandes (RN).

reuniao_natal_27fev12Os detalhes para a realização XVI Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) estão sendo definidos hoje e amanhã (27 e 28) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A comissão se reuniu na manhã desta segunda-feira (27), presidida pelo deputado Gustavo Fernandes (RN). A XVI CNLE será realizada de 29 de maio a 1º de junho em Natal, no Centro de Convenções, e deve reunir cerca de 400 deputados de todos os estados brasileiros, além de 25 delegações com parlamentares internacionais.

O presidente da ALRN, o deputado Ricardo Motta, recebeu os deputados Joares Ponticelli (PP/SC),  Hélio Soares (PP/MA) e o diretor geral da Unale, Lauri Gisch, para tratar da Conferência. Soares e Gisch são os representantes da Unale na Comissão organizadora. Os parlamentares discutiram assuntos como a programação da Conferência e o cronograma de ações da organização. A partir das 16h, os deputados farão uma visita ao Centro de Convenções para conhecer o espaço. “Este evento é motivo de orgulho para o nosso estado. É uma oportunidade para estreitar as relações entre o legislativo de todo o Brasil”, disse o deputado Ricardo Motta.

O tema central da Conferência de 2012 é “matriz energética e as alternativas para o futuro” e a expectativa é que o evento receba um público de 1.500 pessoas. No entanto, o evento também irá discutir a Copa do Mundo de 2014. Os deputados Roberto Dinamite e Romário vão participar da mesa redonda que vai discutir o assunto. O prefeito da cidade de Joanesburgo, na África do Sul, é um dos convidados para o evento.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o economista Ricardo Amorim, farão palestra no encontro.

Para o deputado Hélio Soares, a missão da Unale com este evento é fortalecer o legislativo brasileiro para que os parlamentares participem das decisões nacionais e não apenas no âmbito estadual. “É preciso que haja esta interação entre os deputados”, disse. O parlamentar representante de Santa Catarina, Joares Ponticelli, afirmou que a partir de hoje, com a reunião, foi deflagrada a maior Conferência Anual da Unale. “Natal, por suas belezas, pelo seu povo, já é um grande atrativo. Além disso, o evento irá tratar de energias renováveis. O Rio Grande do Norte tem grandes investimentos nessa área e teremos debates interessantes”, declarou.

Homenageado pela Unale pelo trabalho realizado na conferência de Santa Catarina, Ponticelli, quer que a conferência nacional seja melhor a cada edição. “Sabemos da capacidade da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e da equipe da Unale e sabemos que com a experiência podemos fazer cada dia melhor nossas tarefas e este é o nosso objetivo”, argumentou.

Foto: Moraes Neto (RN)

Compartilhe!