Pular para o conteúdo

Março Roxo: A importância da Campanha no cenário Legislativo

O mês é conhecido pela mobilização e conscientização sobre a epilepsia

A Campanha Março Roxo tem como finalidade a conscientização de todos sobre a EPILEPSIA. A doença neurológica é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Que pode ocorrer por alguns segundos ou minutos, fazendo o cérebro emitir sinais incorretos que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se.

A falta de informação e o preconceito podem impactar fortemente a vida das pessoas com a doença, por este motivo é importante que o legislativo compartilhe e conscientize as pessoas sobre a Epilepsia.

Presidente da Comissão de saúde da Unale, o deputado Jorge Vianna (DF), comentou sobre a importância da Campanha do Março Roxo: “A falta de informação e o preconceito ainda são grandes desafios para quem convive com a epilepsia. Muita gente não sabe como agir diante de uma crise convulsiva, e isso pode colocar vidas em risco. Para ajudar, é preciso entender, e é isso que buscamos reforçar durante o Março Roxo”, destacou.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que cria o programa nacional de atenção integral às pessoas com epilepsia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do programa, é proporcionar atendimento integral a pessoas com epilepsia, a fim de reduzir suas manifestações e sequelas, e combater a estigmatização social, a partir da realização de campanhas educativas.

O Ministério da Saúde deverá coordenar o programa, desenvolver um sistema de informação para acompanhar as pessoas com epilepsia e organizar um cadastro específico,

Segundo o projeto SUS deverá:

– garantir atendimento multiprofissional e especializado,
– fornecer a medicação necessária,
– realizar procedimentos cirúrgicos,
– disponibilizar exames,
– garantir leitos para internação, e
– capacitar trabalhadores de saúde, a fim orientar o atendimento pré-hospitalar.

Por Lorranne Miranda/Ascom Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Dia Mundial da Saúde

O dia 7 de abril é uma data de celebração e concretização sobre o tema