Imperatriz irá sediar a XI Reunião do Parlamento Amazônico, no próximo dia 27, na Câmara Municipal. O deputado estadual Wellington do Curso (PP-MA) destacou que a meta do grupo de parlamentares é buscar soluções para problemas vivenciados na Amazônia Legal, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.
O Parlamento Amazônico é formado por deputados estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins.
“Imperatriz receberá nove estados da Amazônia Legal, inclusive a representatividade do próprio Maranhão. É um evento é de grande importância, o que faz com que a atenção nacional seja voltada para Imperatriz e, por conseguinte, para o Maranhão. Iremos discutir e buscar soluções para os problemas vivenciados na região e articular possíveis soluções, buscando o desenvolvimento econômico e sustentável”, disse Wellington.
A XI reunião iniciará com a palestra sobre a Lei geral do Licenciamento Ambiental, tendo o Ministro do Meio Ambiente Sarney Filho como palestrante e o deputado estadual Adjunto Afonso (PDT-AM), que é presidente da UNALE, como mediador.
Posteriormente, se debaterá sobre a instalação da Frente Parlamentar Brasil/China nas Assembleias Legislativas e Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura da Região Amazônica, com o Senador Roberto Rocha (PSB-MA). Logo em seguida, o deputado federal Décio Nery de Lima (PT/SC), relator da PEC 56/2007, ministrará palestra sobre a emancipação dos municípios, tendo como mediador o deputado federal André Fufuca (PP-MA), 2º Vice Presidente da Câmara Federal.
Finalizando o ciclo de debates, se discutirá sobre as desigualdades educacionais e o custo na Região Amazônica, tendo por palestrante o deputado estadual Sidney Leite (PROS-AM), que é Presidente Comissão de Educação (ALAM) e como mediador o deputado Wellington do Curso (PP-MA), que é Secretário do Parlamento Amazônico.
Licenciamento ambiental é um dos temas da reunião do Parlamento Amazônico
No Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM) fez uma prévia dos temas que serão tratados na próxima reunião do Parlamento Amazônico. Segundo o deputado, os parlamentares dos estados que compõem o Parlamento Amazônico devem tratar sobre a lei de licenciamento ambiental, entre outros temas de relevância para a região. “Muitos falam sobre preservação ambiental, mas esquecem que aqui moram milhares de amazônidas que merecem ser respeitados e valorizados. Por isso, vamos tratar também de unidades de conservação ambiental e reservas extrativistas”, afirmou Sinésio Campos.
Outro assunto debatido será a emancipação de municípios em diversos estados, o Porto Manta-Manaus – como alternativa de rota para o Pacífico através do Rio Solimões e a instalação da Frente Parlamentar Brasil-China. “Essa Frente trata especificamente de importantes questões para o desenvolvimento econômico da Região Amazônica”, explicou o deputado.
Fonte: ALEAM e ALEMA