Os presidentes da Assembleias Legislativas do Paraná, Nélson Justus, e de Santa Catarina, Gelson Merísio, participam, nesta terça-feira (22), a partir de 14h30, do debate promovido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, que vai analisar o consumo e a comercialização de cigarros no Brasil. O encontro atende o pedido de deputados estaduais e federais do Sul do país, a principal região brasileira produtora de fumo.
A Comissão vai tratar, especificamente, da posição brasileira na Convenção COP 4 e, ainda, das consulta públicas 112 e 117 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), relativas aos ingredientes utilizados na composição de cigarros (consumo) e a restrição de comunicação dos produtos e embalagens (propaganda para a venda de cigarro no varejo).
O debate no Congresso Nacional terá a participação de cinco ministros: Wagner Rossi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); Alexandre Padilha (Saúde); Roberto Lupi (Trabalho e Emprego); Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário). Também vão prestar informações o presidente em exercício da ANVISA, Dirceu Brás Aparecido Barbano, e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Fumo, Romeu Schneider.
Secretários de Agricultura dos seis maiores estados produtores de fumo (Alagoas, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe e Santa Catarina), confirmaram presença no encontro, que vai contar, também, com as principais lideranças de produtores e dos trabalhadores do setor.