Search
Close this search box.

No dia 8 de janeiro, foi realizada uma grande mobilização no Brique da Redenção de Porto Alegre, como forma de conscientização sobre a saúde mental, a II Caminhada do Janeiro Branco. A ação, promovida pelos mandatos do deputado Sabino, autor da Lei nº 15.412 que institui a Campanha Janeiro Branco no Estado do RS, e da vereadora psicóloga Tanise Sabino, presidente da Frente Parlamentar Municipal de Promoção à Saúde Mental, contou com a temática “O mundo pede saúde mental”.

Segundo a vereadora Tanise Sabino, “estamos no mês de janeiro, conhecido como janeiro branco, o mês de promoção da saúde mental, assunto fundamental para tratarmos na sociedade, uma questão que envolve a vida de tantas pessoas. A mobilização nacional Janeiro Branco foi criada em 2014 e aqui no Estado é uma lei instituída por iniciativa do deputado Sabino”.

Para o deputado Sabino, “estamos passando por um momento pós-pandemia e por isso precisamos trabalhar a conscientização das pessoas de forma individual e coletiva. É preciso debater sobre esse tema, é importante trazermos a saúde mental como uma prioridade em nossas vidas, para que possamos nos ajudar e ajudar o próximo. As pessoas podem ter muitos focos e objetivos, mas o principal é cuidar da sua saúde mental. Estando bem com sua mente, tudo vai andar bem. Sabemos que existem muitas pessoas que precisam de ajuda e a conscientização é muito importante para enfrentarmos desafios como suicídio, automutilação, dependência química, entre outros diversos temas relacionados à saúde mental”, destacou o deputado Sabino.

A vereadora Tanise também destacou que “estamos na segunda caminhada e me alegra termos tantos amigos e parceiros que aderiram a essa causa. Para mim, na condição de psicóloga, a saúde mental é um tema muito importante e o nosso mandato tem buscado inserir ainda mais essa pauta na agenda da cidade. As pessoas têm de buscar resiliência e superação, e inclusive buscar sair da sua zona de conforto. Saber que temos tantas pessoas aqui conosco neste domingo, dia 8 de janeiro, é muito importante, temos a plena convicção de que estamos conquistando o nosso objetivo”.

Segundo o Prefeito Melo, “esse é um desafio do mundo, do nosso Brasil, do nosso Rio Grande e da nossa cidade e vivemos em um momento em que precisamos cuidar do corpo e da mente, conversando com a família, com os vizinhos, estendendo a mão, vamos trabalhar em conjunto. Contem conosco nessa parceria para enfrentar todos os desafios da saúde mental”.

“Na Prefeitura Municipal e na Secretaria de Saúde, o tema da saúde mental está cada vez mais sendo trazido como pauta, precisamos sempre buscar melhorias, mas essa parceria que temos entre o Executivo e Legislativo nos leva, a cada dia, mais próximos dos resultados positivos que desejamos. Essa parceria é de grande valia para todos o porto-alegrenses”, destacou o Secretário Richard Dias.

“Janeiro é quando iniciamos o nosso ano e as reflexões da nossa vida e é muito importante pensarmos em saúde mental, essa pauta é muito importante e a AMRIGS não poderia deixar de apoiar uma causa tão importante, assim como o suicídio, a dependência química, o autismo, os leitos nas instituições psiquiátricas, enfim, são causas fundamentas e que precisam ser tratadas na nossa sociedade” destacou o presidente da AMRIGS – Associação Médica do Rio Grande do Sul, Gerson Junqueira.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), Carlos Sparta, essa ação é muito importante e fundamental. “Parabéns pela iniciativa, deputado Sabino e vereadora Tanise, o mês de janeiro branco e a saúde mental são muito importantes. Burnout, excesso de trabalho, por exemplo, está ocasionando muitas crises de depressão. Nós estamos agindo para que esses temas da saúde mental, autismo, depressão e suicídio sejam cada vez mais valorizados”.

Estiveram presentes o Prefeito Sebastião Melo; o Secretário de Saúde Richard Dias; o presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira, e vice-presidente Paulo Morassutti; o representante da Comissão de saúde da OAB, Lucas Lazzaretti; o presidente do Cremers, Carlos Sparta; os representantes de grupos de apoio: presidente do NAREP, Idelfonso Cruz da Silva; presidente do Grupo Nata, Leonardo Aguirre; presidente do Projeto Mais Famílias, Adriano Alves; Coordenadora do Grupo Gestar, Natascha Saul. Também estiveram na Caminhada do Janeiro Branco diversas lideranças das cidades de Porto Alegre, Sapiranga, Novo Hamburgo, Guaíba, Eldorado do Sul, Alvorada, Gravataí, entre outras.

Fonte: Alers

Compartilhe!