Em debate híbrido, Unale sugere atividades empreendedoras para recuperar a economia brasileira no cenário pós-pandemia

Buscar alternativas viáveis e rápidas para que a economia brasileira seja retomada diante do cenário pandêmico é um dos pontos centrais da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que nesta manhã, 14, promoveu, por meio da Secretaria de Empreendedorismo da entidade e com o apoio de parceiros, o 1º Fórum de Desenvolvimento e Empreendedorismo, com o tema central Empreender é ser a Mudança.

Ao dar boas-vindas aos participantes do evento, o presidente em exercício da entidade, Ricardo Barbosa (PB) e o presidente da Pasta de Empreendedorismo, Eduardo Carneiro (PB), destacaram a importância de levantar debates que busquem o incentivo aos brasileiros empreendedores.

A mesa do debate contou, ainda, com a presença do tesoureiro-geral da Unale, Diogo Moraes (PE), do vice-presidente, Vilmar Zanchin (RS), da representante do Instituto Nacional do Semiárido do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), Mônica Tejo, e do deputado federal, Efraim Filho (DEM-PB).

“Dentre as funções da nossa instituição está a dedicação em discutir temas de relevância no cenário nacional, sempre com um propósito contributivo voltado ao bem-estar coletivo e ao desenvolvimento nacional. O setor que empreende sofreu forte abalo e ainda trava grandes desafios, os quais a Unale oportuniza ações que visem o seu reconhecimento como propulsor da retomada econômica do Brasil pós-pandemia”, explanou o presidente em exercício, deputado Ricardo Barbosa (PB).

“Iniciamos hoje uma discussão, a nível nacional, sobre o alinhamento de ações que possam promover um plano de retomada econômica através do empreendedorismo, ” destacou Eduardo Carneiro (PB).

O presidente da Pasta ainda destacou que, com o diálogo realizado entre autoridades da temática, sociedade civil e governo federal, por inciativa da Unale, ficou claro que “deve-se buscar estabelecer menos burocracia e mais crédito”.

O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviço e Empreendedorismo da Câmara dos Deputados, reforçou o ponto supracitado e acrescentou que as mudanças econômicas, mesmo as com características pontuais, geram impacto positivo para toda a sociedade.

Secretaria de Empreendedorismo

A Secretaria de Empreendedorismo, instituída neste ano, tem como objetivo debater o incentivo e o avanço da temática a nível nacional e articular ações que visem o seu reconhecimento como propulsor da retomada econômica nacional, em especial no cenário pós-pandemia.

Por Camila Ferreira/ Ascom Unale