A diretoria executiva da Unale se reuniu, na tarde de sexta-feira, 04, na sede da entidade em Brasília, para debater assuntos referentes à gestão do ano de 2015/2016. Essa foi a III Reunião Ordinária da Diretoria Executiva, e reuniu vinte e seis deputados estaduais de todo o país, que debateram os temas propostos ao longo de cinco horas.
O presidente da Unale, deputado Sandro Locutor (PPS-ES), deu início ao encontro apresentando o balanço das atividades realizadas no ano. Locutor conduziu ainda, as demais pautas da reunião que contou com a apresentação de assessorias e convênios prestadores de serviço, bem como os atos de gestão.
“Ao assumir a presidência da Unale, a primeira coisa feita foi convocar uma reunião de planejamento. Quando tudo se começa planejando, o trabalho chega ao final do ano com resultado profícuo” disse o presidente Sandro Locutor. “Hoje tivemos uma reunião histórica com debates interessantíssimos e com a presença de deputados muito atuantes. Estou contente de estar presidente neste momento em que a Unale começa a exponenciar seu protagonismo ao longo desses 20 anos”, disse. “As parcerias que nós deliberamos na primeira reunião tem tido muito êxito. Precisamos aprimorar poucas coisas como sugerido hoje por alguns deputados”, completou.
O presidente do Parlamento Amazônico e membro do Conselho Fiscal da Unale, deputado Sinésio Campos (PT-AM), falou sobre a importância da reunião. “Uma das partes mais importantes foi a prestação de contas, a transparência na forma como o nosso presidente está comandando. Ele está indo ao encontro das demandas das assembleias legislativas. A ampliação dos espaços e a reconquista dos direitos perdidos devem ser e sempre serão uma marca dessa nova gestão”, disse.
“Discutimos vários temas importantes, internos e de fora da entidade. Acho que a Unale tem participado do dia a dia do colegiado de presidentes, das assembleias e dos parlamentares” disse o presidente do Conselho Fiscal e membro do Conselho Deliberativo da Unale, deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT-MG).
Durante a reunião, os parlamentares receberam ainda o presidente da Comissão de Desburocratização da Unale, deputado Ronaldo Santini (PTB-RS), e um grupo de juristas integrantes da Comissão Nacional de Desburocratização Brasileira. O grupo temático apresentou um resumo do que foi debatido na manhã, durante reunião no Senado Federal, onde apresentaram o projeto de Desburocratização da Unale, que visa reduzir a burocracia da administração pública do país para o atendimento à sociedade.