seminario_upmCom o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), a cidade de Chapecó-SC irá receber autoridades do Mercosul e do Chile durante o II Seminário Mercosul Cidadão, programado para os dias 22, 23 e 24 de abril de 2015, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês. Promover a cidadania no Mercosul, aproximar os cidadãos e proporcionar o debate de questões comuns aos povos sul-americanos estão entre os principais objetivos da segunda edição do evento. O Seminário é uma promoção da Prefeitura de Chapecó e da União de Parlamentares Sul-Americanos e do MERCOSUL – UPM.

O tema central é “Os Recursos Hídricos e a Gestão da Água”. O evento servirá, ainda, para subsidiar os parlamentares regionais na elaboração de políticas públicas que promovam melhorias significativas na vida das pessoas, principalmente quando assunto é a água.  São aguardados para os três dias de evento cerca de mil e quinhentos participantes. No momento, acontecerá também a leitura da Carta de Chapecó destacando os principais debates e propostas dos eventos paralelos, e homenagens às personalidades que se destacam na busca da integração sul-americana.

Além da programação usual do evento, que conta com a palestra magna com o professor doutor em geociências da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Luiz Fernando Scheibe, o II Seminário Mercosul Cidadão contará com os seguintes eventos paralelos:

– II Fórum de Turismo como fator de integração no Mercosul;
– XII Fórum do Corredor Bioceânico Central;
– Reunião do Fórum de Preservação dos Rios Uruguai e Paraguai e do Aqüífero Guarani;
– I Encontro de Autoridades Locais do Mercosul (prefeitos, intendentes, alcaldes, vereadores, consejales e ediles);
– Encontro do Colegiado de Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina;
– I Encontro de Universidades do Mercosul;
– I Encontro de Comunicadores do Mercosul, que terá como palestrante o conceituado jornalista e escritor, Ariel Palacios, correspondente da Globonews em Buenos Aires.

Fonte: Portal Voz do Oeste

Compartilhe!