A atual presidente Dilma Rousseff (PT) se mantém na liderança da sucessão presidencial. Ela tem 38% das intenções de votos, de acordo com a última pesquisa IBOPE/TV Globo, divulgada nesta quinta-feira (07). O senador Aécio Neves (PSDB) tem 23% do eleitorado, seguido por Eduardo Campos (PSB), com 9%. Pastor Everaldo (PSC) soma 3%, mesmo percentual de Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB); Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU). Votos em branco ou nulo somam 13% e 11% dos eleitores não opinaram.

No Rio Grande do Sul, a disputa pelo governo mostra Ana Amélia Lemos (PP) e o atual governador Tarso Genro (PT), com 36% e 35% das intenções de voto, respectivamente, o que configura empate técnico. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. José Ivo Sartori, (PMDB) aparece com 5% e Vieira da Cunha (PDT) tem 4% das intenções de voto. Humberto Carvalho (PCB), Roberto Robaina (PSOL) e Estivalete (PRTB) somam 3% das menções. Os indecisos totalizam 9% e brancos/nulo, 8%.

Para o cargo de senador, Lasier Martins (PDT) e Olívio Dutra (PT) aparecem em situação de empate técnico, com 30% e 27% dos votos, Beto Albuquerque (PSB) mantém 10% de intenção de voto. Os indecisos correspondem a 16% e os que querem votar em branco ou nulo são 9% dos entrevistados.

No Mato Grosso, o candidato Pedro Taques (PDT) lidera a disputa pelo governo com 36% das intenções de voto. Lúdio Cabral (PT), candidato apoiado pelo atual governador, é mencionado por 14% dos eleitores, seguido por Riva (PSD) com 13% das menções. Dr. José Roberto (PSOL) e Muvuca (PHS) aparecem em outro patamar, com 5% e 1% de menções, respectivamente.

Wellington Fagundes (PR) lidera a disputa para Senador pelo Mato Grosso com 32% das intenções de voto. Em um segundo, com 13% das menções está  Rogério Salles (PSDB). Os demais candidatos são citados por até 6% dos eleitores cada um, enquanto 17% declaram intenção de votar em branco ou anular seu voto e 28% não sabem ou não respondem à questão.

Já no Mato Grosso do Sul, Delcídio Amaral (PT) está à frente com 39% das intenções de voto. Nelsinho Trad (PMDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB) aparecem empatados, em segundo, com 20% e 19%, respectivamente. Votos em branco ou nulo somam 4%, ao passo que 16% preferem não opinar.

Simone Tebet (PMDB) lidera a disputa ao Senado, com 34% das intenções de voto. Em segundo aparece Alcides Bernal (PP), com 4%. Ricardo Ayache (PT) tem 6% das menções. Os demais candidatos são citados por até 4% do eleitorado cada, enquanto são 6% os que declaram a intenção de votar em branco ou nulo e 22% preferem não opinar.

Fonte: Ibope

Compartilhe!