whatsapp-image-2018-08-16-at-10-19-05O segundo e último dia de atividades do Encontro sobre Governança Pública nos Parlamentos reuniu procuradores e diretores de 12 Casas Legislativas, nesta quinta-feira (16), na Câmara dos Deputados. O evento é organizado pela Unale, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), o Senado Federal e a Câmara.

Na abertura do ciclo de palestras do dia, o diretor-geral da Unale, Germano Stevens, falou sobre a importância de se firmar parcerias como estas, que “ajudam a melhorar o trabalho dentro do Legislativo Estadual”.

“Este evento marca a oficialização da parceria entre a Unale e o Cefor, na aplicação de cursos de qualificação para os servidores das Assembleias”, reforçou a diretora do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), Juliana Werneck. Ainda participaram da mesa, o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Lúcio Henrique Xavier e o presidente da Rede Legislativa de Governança e Gestão (Regov), Antônio Carvalho.

Durante as explanações desta manhã, técnicos da Casa apresentaram um modelo ideal de governança e gestão legislativa. Também foram apresentados pontos do planejamento estratégico, como gestão de pessoas, administrativa e da inovação. Na ocasião, os participantes compartilharam as sugestões e os projetos que têm sido executados dentro do poder legislativo em seus estados.

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos de trabalho específicos, para reforçar aspectos de dois eixos: gestão de pessoas e administrativa. O primeiro quadro aprofundou o panorama do gestor público legislativo, a importância da educação para a democracia e o trabalho voltado para o público interno e externo na área da responsabilidade social, responsável pela equidade, acessibilidade e inclusão.

Já o segundo grupo tratou sobre a administração da Casa, com foco no orçamento. Neste ponto, foram analisados os papeis do gestor administrativo, finanças, compras e contratações. Para finalizar, foram apresentados projetos de inovação no legislativo, como Câmara Inova e o LabHacker.

Como resultado do evento, para dar suporte à implementação e aprimoramento de novos modelos de gestão e governança para as Casas Legislativas, a Unale mediará as próximas ações entre as Assembleias e os órgãos parceiros do encontro.

Marina Nery e Camila Ferreira / Ascom Unale
Compartilhe!