Por Carlos Lopes

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promovem nesta terça-feira (16) o III Fórum Desenvolvimento, Federalismo e a Dívida dos Estados, em Goiânia. Um dia antes, a Diretoria Executiva faz reunião para tratar da XVII Conferência Nacional (CNLE) entre outros assuntos. O Fórum debate  a Dívida dos Estados e Municípios e o Pacto Federativo e, também, as consequências do endividamento dos Estados no desenvolvimento.

O evento dá continuidade ao ciclo de encontros promovido pela Unale, Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas e legislativos estaduais, que analisa o pacto federativo e a dívida dos Estados. Já foram realizadas reuniões nas assembleias de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espirito Santo, Santa Catarina, Acre, Rio Grande do Norte e Paraíba. O primeiro deles ocorreu na capital mineira, no dia 13 de fevereiro de 2011.

O governador Marconi Perillo (PSDB) fala sobre a situação de seu Estado e o presidente da Confederação Nacional  dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, aborda “Tributos arrecadados e partilhados pela União”. O professor Fernando Rezende, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), fala sobre “Federalismo e as mudanças necessárias” e o presidente da Associação Goiana de Municípios (Alestra), Cleudes Baré Bernardes, sobre “O pacto federativo no Brasil”.

Compartilhe!