photo-2019-04-02-11-04-02Presidente da Unale representa os nove estados que devem receber lojas de Free Shops.
A convite da Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Implantação de Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira, o presidente da Unale, deputado Kennedy Nunes (PSD-SC), participou do Summit of the Americas Duty Free & Travel Retail 2019, o maior evento das Américas sobre Free Shops.

O encontro reúne especialistas de todo o mundo para tratar de temas ligados à atividade. Kennedy representou ao lado do presidente da Frente Parlamentar, deputado Frederico Antunes (PP-RS), as 32 cidades de nove estados brasileiros, que estão aptas a receberem essas lojas. Dentre elas, 20 cidades já possuem legislação municipal aprovada autorizando a instalação de lojas Free Shops.

Os parlamentares participaram do painel ‘Meeting Brazilian, os Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira do Brasil’. Kennedy Nunes comentou que “todo o processo de instalação dos Free Shops no Brasil, que está chegando no seu ato conclusivo, terá o apoio da Unale, tanto para fomentar a economia das cidades gêmeas de fronteiras, como também incluindo as cidades e estados que não fazem fronteiras com outros países, mas que têm condições de fornecer produtos para as lojas de Free Shops”, explicou.

O deputado Frederico Antunes fez uma exposição detalhada sobre a instalação das chamadas lojas francas em cidades gêmeas de fronteira, cujas normas e instruções normativas já estão em vigor e publicadas no Diário Oficial da União. O parlamentar fez um histórico da luta pela implantação destes estabelecimentos que já dura seis anos.

“Trata-se de uma grande oportunidade para a troca de experiências em nível mundial, de uma atividade que pode alterar o panorama econômico em 32 municípios brasileiros aptos a receber estas lojas”. Frederico acrescentou ainda que, “no primeiro deste semestre do ano, já temos a confirmação da inauguração das primeiras lojas Free Shops que devem começar a operar em Uruguaiana, Foz do Iguaçu e Santana do Livramento”, acrescentou.

Também prestigiaram o encontro, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara, o deputado estadual Elizandro Sabino, além de investidores, fornecedores integrantes da diretoria da ASUTIL e Lideranças do setor.

Texto: Cristiano Guerra e Juliana Freitas
Foto: Cristiano Guerra

Compartilhe!