A diretoria executiva da Unale realizou na quinta-feira (9), em Foz do Iguaçu (PR) a VII reunião desta gestão. No encontro foram tratados temas como o local da XVIII Conferência Nacional da Unale (CNLE), que será em 2014, a XVII edição do mesmo evento, que ocorre entre os dias 21 e 24 de maio deste ano, em Recife (PE), ações estratégicas da instituição, apresentação do balancete financeiro e assuntos gerais. A reunião foi no auditório do Hotel Mabu.

O deputado Artagão Júnior (PMDB/PR), presidente da Unale, reforçou a questão da escassez da rede hoteleira próxima ao Centro de Convenções em Recife para atender às demandas dos participantes da próxima Conferência. O parlamentar pediu a mobilização dos deputados para em suas assembleias, avisarem sobre as inscrições e disponibilidade de hotéis. “Peço que mobilizem seus pares para se inscreverem, para fazerem suas reservas e participarem do maior evento legislativo da América Latina. Receberemos o vice-presidente da República Michel Temer, o governador Eduardo Campos na abertura e como palestrante e muitas outras autoridades. Nosso evento será um sucesso e eu conto com vocês”, destacou Artagão.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, também participou da reunião e colocou a cidade à disposição para receber a XVIII CNLE, em 2014. “Sou ex-deputado, conheço a história da Unale e gostaria de receber a Conferência aqui.” O local ainda não foi definido.

A compra de mais dois flats para atender aos deputados foi aprovada. Hoje, a Unale oferece seis apartamentos nos hotéis Meliá e Trip com diárias reduzidas para os deputados filiados.

O deputado Ernani Polo (PP/RS), presidente da comissão de apoio à CPI da Telefonia na Unale e na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, sugeriu que a Unale promova encontros mensais para a discussão e atualização de dados das CPI’s em cada Assembleia Legislativa. Polo também sugeriu que a próxima reunião da diretoria seja na capital gaúcha junto a uma reunião da comissão que preside. O local e a data ainda não foram confirmados.

Participaram da reunião os deputados José Luis Tchê (AC), Leonardo Paranhos (PR), Gilberto Martin (PR), Josi Nunes (TO), Jefferson Andrade (SE), José do Prado Franco (SE), Augusto Bezerra (SE), Artagão Júnior (PR), Sérgio Leite (PE), Gerson Chagas (RR), Ernani Polo (RS), Venâncio Fonseca (SE), José Luis Schaffer (AC), Alencar da Silveira Jr. (MG), Antônio dos Santos (SE), Nereu Moura (PR), Gabriel Picanço (RR), Adjuto Afonso (AM), Erci de Moraes (RR), Hélio Soares (MA), Chagas Romão (AC) e Eduardo Campos (PA).

Unificação das Eleições e CPI da Telefonia
Hoje (10), no mesmo local, a Unale realiza o Seminário Unificação das Eleições e CPI da Telefonia. Será debatida a coincidência das eleições no País com a finalidade de redução de custos e também a má qualidade dos serviços que são oferecidos pelas operadoras de telefonia móvel. Os parlamentares buscam alternativas para a fiscalização das prestadoras e a mobilização de todas as Assembleias Legislativas para a instalação das CPI’s (Comissões Parlamentares de Inquérito).

Confira a programação:
08h30 – Abertura e Pronunciamentos
Deputado Estadual Artagão Júnior – Presidente da Unale e Coordenador do Seminário
Reni Pereira – Prefeito de Foz do Iguaçu

09h – Palestra: Serviço de Telefonia no Brasil – O que precisa mudar
Palestrante: Deputado Estadual Ernani Polo (RS) – Presidente da Comissão Especial da Unale pelas CPI’s da Telefonia

10h – Mesa Redonda: Mobilização pela Unificação das Eleições
Participantes dos debates:
Fabrício Tomio – Professor Associado de Ciência Política do Departamento de Direito Público (UFPR), Doutor em Ciências Política (Unicamp), Coordenador do Núcleo de Direito e Política-DIRPOL (PPGD/UFPR) e do Grupo de Pesquisa Instituições Políticas e Processo Legislativo (PPGCP/UFPR)
Rainer Zielasko – Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP)
Edésio Agostinho Reichert – Ex-Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo / PR (ACIT) e membro do Conselho Maior da entidade
Valter Candido Domingues – Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Foz do Iguaçu

13h30 – Encerramento do evento

 

Compartilhe!