Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal (FENALE) realizou, em 8 de março, mais uma etapa do seu Ciclo de Palestras FENALE, com o tema “A situação da Mulher nos dias atuais”. Em virtude da pandemia, o evento foi realizado por videoconferência, pela plataforma Zoom, e será em breve postado no YouTube da Federação.

Participaram do evento, como palestrantes, a deputada estadual Ivana Bastos (BA), presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE); a deputada federal Erika Kokay (DF), o deputado estadual Dr. Neidson (RO), membro do Centro de Humanitário de Apoio à Mulher de Rondônia (CHAMERON) e Eliana Cruz, diretora da FENALE, do SINDALEPA e membro da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).Também o presidente da FENALE, José Eduardo Rangel, e a diretora de Políticas de Valorização da Mulher da FENALE, Mara Valverde (RO), se pronunciaram a respeito da importância da data.

O evento teve como mediadores o secretário geral da FENALE, Nelson Menezes Florisbal, e o assessor de imprensa Sylvio Micelli, e contou com a participação de diretores da FENALE e dirigentes das seguintes entidades filiadas e parceiras da FENALE: Rita Amadio Ferraro – Tesoureira Adjunta da FENALE e vice-presidente da AFALESP; Alexandre Melo – Presidente do SINDALESC; Petrus Elesbão – Vice-presidente Regional do Centro Oeste da FENALE e ex-presidente do SINDILEGIS; Valmir Castro Alves – Vice-Presidente Regional do Sudeste da FENALE e diretor do SINDILEGIS-ES; Carlos Alberto Marinho – Presidente da AFALESP; Zilneide Lages – Presidente do Conselho Fiscal da Fenale e Presidente do STPLAL; Geraldo Magela – Diretor de Formação e Organização Sindical da Fenale e Diretor do SINDALEMG; Gaspar Bissolotti Neto – Diretor de Comunicação da FENALE e presidente da ASPAL e do SINDAP/SP; Leandro Machado, diretor jurídico da FENALE e secretário geral do SINDILEGIS/ES; Luci, diretora do SINDALESE; Wilma Leal, presidente da ASALERJ e do SINSEAL/RJ e representante da FENALE junto a entidades de grau superior; Raimundo Façanha, vice-presidente da região Norte da FENALE; Rubens Luz, ex-presidente do SINDLER/RO; Fabiana Seabra e Viviano Cubas, do SINDILEGISAM; Magda Helena Tavares Chaves, do SINDILEGIS; Marilanja dos Santos Pereira, presidente da UNATAQ; Dra. Maria de Jesus, da Assembleia Legislativa do Amazonas; Sebastião Iradson, da Assembleia Legislativa do Maranhão; Graça Lima, Dina Pimentel; Victorina Thereza Frugoli, diretora da FENALE e secretária geral da ASPAL e do SINDAP; Ivete Rocha Bissolotti, diretora da ASPAL e do SINDAP.

PRONUNCIAMENTOS

Em sua palestra a Deputada Ivana Bastos falou sobre a importância e a dificuldade encontrada pela mulher na política, pois precisa conquistar seu espaço com muita garra. Fez um retrospecto de sua vida parlamentar e incentivou todas as mulheres a participarem da vida política do País. A parlamentar destacou projeto de lei de sua autoria, junto à Assembleia Legislativa da Bahia, que obriga os condomínios a notificar casos de violência doméstica contra mulheres, crianças e idosos

O Deputado Neidson parabenizou todas as mulheres pelo seu dia e falou sobre o trabalho parlamentar em defesa da mulher no Estado de Rondônia, em especial do Centro de Humanitário de Apoio à Mulher de Rondônia (CHAMERON).

A Deputada Federal Erika Kokay foi enfática aos se pronunciar em defesa da mulher brasileira, que vive um dos momentos mais preocupantes da Nação. Ela conclamou todas as mulheres a lutarem pela democracia e por seus direitos. Kokay fez uma revisão histórica do porquê de 8 de março ser o Dia Internacional da Mulher.

A advogada e diretora da FENALE, Eliana Cruz, disse estar emocionada em poder falar para as mulheres da FENALE e ressaltou a importância das Procuradorias da Mulher nos Legislativos.

Mara Valverde disse estar muito alegre pela realização de mais um evento em defesa da mulher e ressaltou a necessidade da mulher contar com campanhas de conscientização para reduzir a violência doméstica. Disse ter certeza de que a FENALE está no caminho certo em sua luta em prol da mulher brasileira.

Ao longo do evento, o presidente da FENALE adiantou que o próximo Ciclo de Palestras terá como tema a Formação e Organização Sindical.

Ascom Fenale
Compartilhe!