Search
Close this search box.

tche_fenaleA Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos, Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale) abriu os encontros simultâneos abrigados pela XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que vai até o dia 1º de junho, em Natal. Participaram do evento, que aconteceu na sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o presidente da ALRN, Ricardo Motta, além do presidente e do primeiro secretário da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), José Luis Tchê (PDT/AC) e Joares Ponticelli (PP/SC).

O presidente da Fenale Gaspar Bissolotti Neto enfatizou que os servidores precisam se fortalecer para enfrentar a crise econômica mundial que também os prejudica. “Sempre que há crises econômicas umas das primeiras ações dos governos é corte na contratação, salários e benefícios dos servidores públicos, como se fôssemos o mal provocador da crise. Nossa tônica sempre é fortalecer os legislativos, fortalecendo, portanto os servidores das casas em todo país. O parlamento depende destes servidores para alcançar a excelência na prestação de serviços à sociedade”, lembrou.

Um pinga-fogo marcou os trabalhos desta que é a 28ª edição dos encontros da Fenale. As 24 entidades legislativas dos 17 estados representantes participaram dos debates. À tarde a Fenale se reúne no Centro de Convenções de Natal com uma palestra do presidente do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Rio Grande do Norte (Sintest/RN), Sandro Pimentel.

O presidente da Unale parabenizou a Fenale pelo apoio nas conferências realizadas e conclamou os presentes a fortalecer o poder legislativo. “A imagem dos deputados está muito arranhada e precisamos mudar este pensamento de que o parlamento não tem valor”, disse.

Joares Ponticelli, que tem mais de uma década de trabalho na Unale e deverá presidir a instituição a partir do dia primeiro de junho, ressaltou a necessidade de integração entre os parlamentares e os servidores. “Servidores são pilares do parlamentarismo, por isso é importante o investimento nesta categoria. O parlamentarismo tem que ser fortalecido para salvaguardar a democracia, pois no tiranismo a primeira ação sempre foi enfraquecer e destituir o parlamento, que é a voz da sociedade. Então investir no parlamento é investir na democracia, o que torna a sociedade também mais forte e mais presente nestas instituições”, disse.

Presidente da Escola do Legislativo de Santa Catarina, Ponticelli lembrou ainda que o poder legislativo é o poder com maior autofiscalização permanentemente o que o torna mais transparente. “É o poder síntese do pensamento da sociedade” enfatizou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta, agradeceu a realização do encontro da Fenale na Casa e endossou as palavras do deputado Ponticelli quanto à necessidade de valorização dos servidores. “Teremos uma grande convenção e sabemos da importância deste encontro para o parlamentarismo. É um orgulho para no povo potiguar receber um evento desta grandeza”, afirmou.

Compartilhe!