Estudantes entregam relatório sobre os problemas ambientais do Paraná

Estudantes do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná produziram um relatório de quase 100 páginas no qual apontam os principais problemas ambientais do Paraná e enumeram ações que consideram imprescindíveis para enfrentar esses desafios. O documento foi entregue durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (20): uma cópia ao presidente do Legislativo, Valdir Rossoni (PSDB), e outra ao presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida (PMDB).

Algumas sugestões apresentadas no relatório são: fiscalizar as leis ambientais com mais rigor, exigir das empresas projetos de sustentabilidade como condição para a obtenção de licenças, dar maior transparência aos atos públicos e mais espaço para a participação da sociedade e investir mais em educação ambiental. “Vamos ler atentamente o relatório e manter contato sobre as questões abordadas”, afirmou o deputado Cheida.

Histórico – Tudo teve início em maio último, quando o colégio recebeu uma audiência pública preparatória para a Conferência Rio +20, promovida pela Comissão de Ecologia e Meio Ambiente, que reuniu mais de 800 alunos. “Este debate foi o pontapé. A partir disso, os estudantes se aprofundaram nos pontos abordados no evento com pesquisas e visitas técnicas”, conta o professor de Sociologia Arthur Conceição, idealizador e coordenador do projeto.

A diretora do colégio, Laureci Rauth, explica que a iniciativa faz parte do projeto Escola Sustentável, que envolve desde o cuidado em aumentar a quantidade de alimentos orgânicos na merenda escolar e a coleta de lixo no colégio até a questão pedagógica dentro da sala de aula. “O colégio precisa trazer discussões como parte da formação dos nossos futuros dirigentes. Estamos cumprindo a nossa função de propor a transformação e cobrar do poder público ações efetivas em relação ao meio ambiente”. O Colégio Estadual do Paraná tem 7.100 alunos, do ensino fundamental e médio, profissionalizante e centro de línguas.
Fonte: ALEP

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