Instituir o Dia de Mobilização Estadual dos Homens pelo Fim da Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres. Esse é o objetivo do Projeto de Lei 292/2015, apresentado à Assembleia Legislativa do Espírito Santo pela deputada Luzia Toledo (PMDB). A matéria vai ser analisada pelas comissões de Justiça e Segurança Pública antes de ser votada pelo Plenário.

A data proposta na iniciativa é 6 de dezembro, que foi quando, em 1989, o canadense Marc Lepine matou 14 mulheres e feriu outras 10 em uma sala de aula da Escola de Engenharia da Universidade de Montreal, no Canadá. Antes de atirar contra as mulheres, ele teria mandado os homens saírem do recinto e, gritando “vocês são todas feministas”, efetuou os disparos. Em uma carta, Lepine declarou não aprovar mulheres cursarem Engenharia.

“Com certeza, não é apenas uma data formalizada em nosso calendário, mas uma oportunidade para a mobilização da sociedade pelo fim da violência de gênero. A Frente Parlamentar de Violência Doméstica e Familiar vem promovendo ações e articulação do fortalecimento das redes de atendimento das vítimas, buscando, além do trabalho de conscientização, as garantias das condições para a aplicação da Lei Maria da Penha”, justificou a parlamentar.

Fonte: Agência ALES

Compartilhe!