A atenção aos interesses da população e o incentivo à participação cidadã foram defendidos, na manhã desta quinta-feira (21), durante o painel de abertura do segundo dia da 23ª Conferência da Unale, sediada na Bahia. Na oportunidade, foram apresentados cases de humanização que obtiveram sucesso em âmbito federal, além da utilização das ouvidorias como instrumento de coleta de informações para debates e produção legislativa.
De acordo com o deputado federal pelo estado de Minas Gerais, Eduardo Barbosa, ouvidor-geral da Câmara de Deputados, em Brasília, a ouvidoria tem passado por uma série de mudanças que têm proporcionado um maior diálogo com a população. Segundo parlamentar, o órgão consegue ter acesso aos reais anseios da sociedade, contribuindo também para a identificação do nível de satisfação do cidadão no que se refere à prestação de serviços públicos.
“A partir da escuta qualificada, a ouvidoria faz o meio político refletir. Hoje temos uma ouvidoria ativa, que busca a efetividade e aperfeiçoamento da assistência ao cidadão. O que se coleta de informações chega ao conhecimento dos parlamentares e dão elementos para discussões importâncias e posterior criação de leis mais humanas”, explica.
Conforme ressaltou Barbosa durante, a ouvidoria da Câmara de Deputados tem aproximado mais o Congresso Nacional da população a partir de um melhor relacionamento com a sociedade civil. “A ouvidoria recebe as demandas, acolhe o cidadão. Ele precisa se sentir escutado”, ressalta.
Ainda Segundo o deputado, apesar de toda melhoria apresentada em relação aos trabalhos da ouvidoria, o órgão tem enfrentado um difícil desafio: as chamadas fake news. Para o legislador, as notícias falsas criança uma membrana de ficção sobre a realidade e, muitas vezes, dificulta a compreensão sobre quais demandas são reais ou não.
“As fake news são ameaçadas à democracia. Invadem os planos da privacidade e prejudica a tomada de decisão política no país”, criticou.
Para a chefe do serviço de ouvidoria do Senado Federal, Ana Maria Mafra, outra palestrante do painel “Humanizando as Leis em um Novo Tempo”, as ouvidorias são instrumentos importantes para o enfrentamento às notícias falsas. Segundo Mafra, o atendimento mais ativo ao cidadão é importante para resolver problemas de maneira efetiva.
“A ouvidoria é o canal mágico de escuta do cidadão. É pela ouvidoria que a sociedade pode exercer a cidadania e orientar o parlamentar sobre o que legislar. A denúncia feita pelos indivíduos, inclusive, é uma forma de veiculação da verdade em tempos de fake News”, afirmou.
Durante apresentação, a chefe da ouvidoria do Senado também anunciou o Projeto Ouvidoria Mirim, desenvolvido em parceria com a Escola do Legislativo de Marabá, no estado do Pará. Com lançamento previsto para 2020, o projeto prevê uma participação maior de crianças e adolescentes no universo da política e da criação de leis de maneira lúdica. “O objetivo é levar conhecimento e despertar o interesses dos miúdos para as questões do país”, concluiu.