A Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia se reuniu nesta segunda-feira (11), na sede da Unale, em Brasília. O objetivo do encontro foi a definição de datas da agenda de trabalho do grupo em 2019.
Ao iniciar o encontro, o presidente da Frente, deputado Rodrigo Delmasso (PRB-DF), apresentou os demais membros e ressaltou a campanha de saúde que acontece durante este mês, o Março Roxo, que conta com o apoio da Unale e de diversas organizações ligadas à área da saúde pública em alusão ao Purple Day, comemorado no dia 26 – dia de esforço internacional dedicado à conscientizar pessoas sobre a epilepsia e combate ao preconceito da doença.
“A Unale busca através desta Frente, ampliar a participação dos deputados de todos os estados, com o objetivo de fortalecer as campanhas e as ações que proporcionem qualidade de vida aos acometidos pela doença”, disse Delmasso.
Ainda de acordo com o parlamentar, é fundamental que as 27 Casas Legislativas estejam envolvidas com a causa e promovam em suas regiões atividades que instruam todos aqueles que lidam diariamente com pessoas que sofram com a epilepsia. “Todo cidadão deve saber como identificar e ajudar na hora de uma crise epilética. Isso pode salvar vidas”, acrescentou.
Epilepsia
A epilepsia é uma doença cerebral crônica causada por diversas etiologias e caracterizada pela recorrência de crises epiléticas. Esta condição tem consequências neurobiológicas, cognitivas, psicológicas e sociais e prejudica diretamente a qualidade de vida do indivíduo afetado.
Com base na Lei 5625/2016, aprovada no Distrito Federal, a Unale criou a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia. O grupo tem como objetivo a ampliação do trabalho já aprovado na Capital Federal e a disseminação do tema em âmbito nacional. Assim, a entidade busca contribuir para elevar o debate e ajudar a criar novas políticas públicas para pessoas nesta condição.
Ana Beatriz Moreira/ Ascom Unale