Search
Close this search box.

No próximo dia 14, terça-feira, representantes de diversas etnias indígenas do Estado têm audiência na Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, para debater uma série de reivindicações referentes principalmente à demarcação e ampliação de territórios e à infraestrutura para garantia de água e apoio técnico.

A audiência foi marcada pelos Gabinetes do deputado estadual André Quintão e federal Leonardo Monteiro, tendo em vista situações de dificuldades vividas por diversas aldeias indígenas no Estado. É o caso dos Pankararu/Pataxó, de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, que reivindica a ampliação da terra, declarada indígena em 2008 e insuficiente para a comunidade. Já os cerca de 300 indígenas Aranã Caboclo não têm território e reivindicam a Fazenda Tocoiós.

A pauta de reivindicações que será apresentada na audiência aborda, ainda, a questão dos recursos humanos disponíveis para o atendimento às comunidades indígenas em questões sociais, de elaboração de projetos, de organização de associações e cooperativas, de programas de cultura e ações de sustentabilidade, além da coordenação regional da Funai em Governador Valadares, que tem se desentendido com as comunidades locais.

Texto: Assessoria do deputado André Quintão

Compartilhe!