O próximo dia 8 de maio é o prazo final para os eleitores regularizarem sua situação perante a Justiça Eleitoral para que possam participar das eleições municipais de 2024. Na última segunda-feira (8), se encerrou o prazo para que eleitores sem biometria cadastrada pudessem acessar os serviços eleitorais pela internet. Desde então, o eleitor que ainda precisa cadastrar suas digitais deve comparecer a um cartório eleitoral.

Os eleitores além de poderem regularizar a situação eleitoral, também poderão solicitar a transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Depois do dia 8 de maio todos esses serviços ficarão indisponíveis e a Justiça Eleitoral passará a se dedicar a organização das eleições municipais que ocorrerão no dia 6 de outubro.

Para os indivíduos que forem tirar o título de eleitor pela primeira vez é necessário comparecer a um cartório eleitoral para coletar a biometria de maneira gratuita. O cadastro das digitais evita que uma pessoa vote no lugar de outra e identifica se um eleitor possui mais de um registro eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por sua vez, alerta que somente o pedido pela internet não é garantia da emissão do título ou regularização eleitoral, é necessário após esse processo anexar os documentos exigidos. Além disso, o TSE aconselha que o eleitor verifique junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado ou a unidade eleitoral da sua localidade se há necessidade de agendamento para o atendimento presencial.

Por Gabriel Spies/Ascom UNALE

Compartilhe!