Todos os brasileiros a partir de 16 anos têm até o dia 4 de maio para emitir a primeira via ou regularizar o título de eleitor a tempo para poder exercer o direito de votar nas Eleições de 2022.

Faltando pouco menos de um mês para regularizar a situação do título ou a retirada da primeira via do documento, o eleitor pode realizar todo este procedimento de forma online, através do sistema Título Net, disponibilizado no Portal do TSE. (Colocar link do TSE)

O primeiro turno da votação está marcado para 2 de outubro. Já o segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso preciso, ocorrerá em 30 de outubro, último domingo do mês.

O voto no Brasil é obrigatório a partir dos 18 anos, para quem tem mais de 16 anos o voto é facultativo, assim como é para maiores de 70 anos e analfabetos. Quem tem 15 anos, mas irá fazer aniversário até a data do primeiro turno, marcado para o dia 2 de outubro, também poderá fazer o cadastramento. Podem votar cidadãs e cidadãos que estão com a situação regular na Justiça Eleitoral, ou seja, sem pendências.

Importância do voto

O voto é um dos principais instrumentos utilizados para eleições de representantes políticos, além de um direito, é um compromisso de cidadania.

Em uma democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente na vida do eleitor, que deve fiscalizar os seus representantes.

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale
Compartilhe!