Em encontro virtual, na manhã desta quinta-feira (25), a Diretoria Executiva da Unale realizou a quinta reunião da gestão presidida pela deputada Ivana Bastos (PSD-BA). Um dos temas principais da pauta foi a criação da Comissão Nacional da Vacinação (CONAV), lançada em fevereiro pela entidade.

“Estamos realizando um trabalho muito bom dentro dessa Comissão, com reuniões, envio diário de informações e auxílio de parlamentares de todos os estados”, destacou Ivana.

A deputada Goretti Reis (PSD-SE) reforçou a fala da presidente sobre a importância da criação da Conav. “Tem sido um trabalho bem expressivo, agora temos que forçar o aumento da produção de vacina para disponibilizar a vacinação de forma mais célere e uniforme, diminuindo os riscos de contágio, morte e problemas com os fura- filas, pois precisamos da prevenção e não tratar sequelas”, disse a parlamentar.

Já o vice-presidente da região Sul, deputado Vilmar Zanchin (MDB-RS), sugeriu que a Unale emita orientação para criação de comissões estaduais nas Casas Legislativas, a exemplo do que vem sendo realizado em seu estado.

Na ocasião, a presidente também falou sobre os projetos para 2021, quando a entidade completa 25 anos. Entre elas, a agenda de visitas institucionais às Casas Legislativas, iniciada pelo estado do Rio de Janeiro. “Essas visitas às Assembleias são muito importantes, pois falamos diretamente com os parlamentares e conseguimos entender melhor as demandas em comum”.

Outro ponto chave do debate foi a criação de uma agenda de visitas aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O objetivo é iniciar contato com o Congresso Nacional para ter apoio em pautas como a criação de fundo eleitoral e partidário para deputados estaduais e alteração do sistema eleitoral para o distritão — modelo que prevê a eleição majoritária, ou seja, dos mais votados.
“Temos que iniciar o quanto antes essas tratativas, pois é muito difícil para o deputado estadual fazer campanha sem receber esses auxílios e a Unale pode encabeçar essa ideia”, salientou o mentor das ideias, deputado Alencar da Silveira (PDT-MG).

Em apoio ao colega de Casa, a deputada Celise Laviola (MDB-MG) disse ainda que o “Distritão é o futuro e favorece tanto o parlamentar que conta com o apoio de seu eleitor, quanto à vontade popular”.

Outras sugestões postas em pauta foram a retomada dos trabalhos da Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fenacria), atualização do banco de leis da Unale, inclusão na agenda do Congresso de reuniões com o presidente e o relator da Reforma Tributária e uma nota de solidariedade às vítimas da Covid-19.

Também participaram da reunião os deputados Diogo Moraes (PSB-PE), Severo Eulálio (MDB-PI), Ricardo Barbosa (PSB-PB), Raniery Paulino (MDB-PB), Silvana Covatti (PP-RS), Wellington Moura (REP-SP), Sérgio Aguiar (PDT-CE), Tia Ju (REP-RJ), Herculano Borges (Solidariedade-MS), Adjuto Afonso (PDT-AM), Itamar Borges (MDB-SP), Gessivaldo Isaias (PRB-PI), Ana Cunha (PSDB-PA), Yonny Pedroso (Solidariedade-RR), Martinho Carmona (MDB-PA), Olyntho Neto (PSDB-TO), Lídio Lopes (Patri-MS). Além do corpo técnico da Unale e assessores.

Por Marina Nery/ Ascom Unale

Compartilhe!