Search
Close this search box.
Foto: Jessen Peixoto/UNALE

Nesta quarta-feira (24), foi realizada a II reunião da Diretoria Executiva da UNALE da gestão 2024, em Brasília.

O evento, que contou com a participação de parlamentares de nove estados, em formato presencial e híbrido, teve importantes debates sobre a 27ª edição da Conferência Nacional da UNALE.

Foram tratados na reunião questões como o tema, data e local da 27° Conferência Nacional da UNALE. Com o tema central: “O futuro da educação no Brasil”, o evento será realizado em novembro, no Rio Grande do Sul.

O presidente da UNALE, deputado Sérgio Aguiar (CE), comentou sobre a importância do encontro e a relevância dos encaminhamentos que foram feitos devido à reunião. “O Rio Grande do Sul vai sediar nosso evento com maestria, será mais uma edição histórica. Hoje também discutimos a ampliação de serviços aos filiados, a melhoria da distribuição de atividades dentro da UNALE e, além disso, buscamos fortalecer o carro-chefe da nossa gestão que é ampliar as prerrogativas do Poder Legislativo Estadual”, destacou.

O deputado estadual, Vilmar Zanchin (RS), coordenador-geral da 27° Conferência da UNALE, reforçou a aprovação sobre a delimitação do tema do evento. “Faremos uma profunda discussão com relação à Educação. Com todos os desafios que os nossos estados possuem nessa área e pelos compromissos que os parlamentos estaduais têm que protagonizar em relação à educação, coloca este tema em foco no cenário atual”.

Estiveram presencialmente na sede da UNALE os deputados estaduais: presidente da UNALE, Sérgio Aguiar (CE), a secretária-geral, Ivana Bastos (BA), o vice-presidente da região Sul, Vilmar Zanchin (RS),  o vice-presidente da região Norte, Gabriel Picanço (RR) e os demais membros Wellington do Curso (MA), Rayfran Beirão (AP), Eduardo Carneiro (PB), Luciano Pimentel (SE), Stuart Castro (CE), Georgeo Passos (SE), Diogo Senior (AP), Catarina Guerra (RR) e Olyntho Neto (TO). Em formato online, marcaram presença os parlamentares: secretário Roosevelt Vilela (DF), vice-presidente da região Sudeste, Tia Ju (RJ), o vice-presidente da região Centro-Oeste, Lidio Lopes (MS), João Luiz (AM) e Henrique Queiroz (PE).

Foto: Jessen Peixoto/UNALE

Descerramento da placa da deputada Ivana Bastos (BA)

Após a reunião, os membros da Diretoria Executiva da UNALE participaram do descerramento da placa da ex-presidente da entidade, deputada Ivana Bastos (BA). A parlamentar foi presidente da entidade nos anos de 2020 e 2021 e em 2023, neste último de forma interina.

Ivana Bastos é deputada estadual no quarto mandato pelo estado da Bahia, a mais votada, com cerca de 118 mil votos. A parlamentar é formada em administração de empresas e autora de diversas leis em defesa das mulheres e de grupos em vulnerabilidade social. Além disso, já foi vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), tesoureira-geral da UNALE e, atualmente, secretária-geral da entidade.

A deputada, que teve três mandatos de presidente na UNALE, destacou a importância de ser homenageada com mais uma foto na galeria de presidentes da instituição. “Fico muito feliz com esta homenagem, posso dizer que aqui na UNALE fiz grandes amigos de ponta a ponta desse país. Para mim é motivo de muito orgulho, de gratidão e tenho certeza que nesses três mandatos eu me dediquei muito para que a nossa entidade pudesse avançar cada vez mais. Em qualquer lugar que eu chego falo com muito orgulho da UNALE, e a cada dia que passa iremos manter a instituição forte, com apoio dos estados”, afirmou.

Por Gabriel Spies/Ascom UNALE

Compartilhe!