Diretoria Executiva da Unale define Ceará como sede da 26ª Conferência da Unale

Nordeste cearense receberá o maior encontro parlamentar da América Latina

Nesta quinta-feira (03), durante a manhã, a diretoria executiva da Unale se reuniu na sede da entidade, em Brasília, de forma híbrida.

Uma das principais pautas do encontro foi definir o estado sede do maior encontro de legisladores da América Latina. Com 14 votos a 9 para o Rio Grande do Sul, foi eleito o Estado do Ceará para sediar a 26ª Conferência Nacional da Unale.

“Nós agradecemos todos os estados que se empenharam para a receber a Conferência neste ano. Eu tenho certeza que o estado eleito representará muito bem a Unale”, afirmou a presidente da Unale, Ivana Bastos (BA), momentos antes de iniciar a votação.

“Quero dizer que estarei à disposição, farei de tudo para que a gente faça uma das melhores Conferências. São 15 anos que a gente não sedia em nosso Estado e neste ano teremos a oportunidade. Conte conosco para receber os parlamentares e a comunidade como merecem”, destacou Sergio Aguiar (CE), parlamentar que apresentou a candidatura do Ceará.

Na pauta, outros temas institucionais regeram o encontro, como o calendário de atividades para o 2º semestre de 2023, novas regras para emissão do passaporte oficial e o andamento das pautas legislativas.

Para encerrar a pauta da reunião, a então presidente da entidade, deputada Ivana Bastos, reconduziu a transmissão de cargo ao deputado Diogo Moraes, que após um período licenciado, retornou ao Parlamento Estadual e agora reassume a presidência da Unale, cargo para o qual foi eleito em 2022. Ivana retorna ao cargo de vice-presidência da Região Nordeste e continua nas diretrizes norteadoras da entidade.

Estiveram presentes na reunião, de forma presencial e online, parlamentares de 23 estados do Brasil, dentre eles o presidente da ALERS , Vilmar Zanchin (RS) e o presidente da ALEMT, Eduardo Botelho (MT) e os deputados e deputadas: Diogo Moraes (PE), Edna Auzier (AP), Wellington do Curso (MA), Camila Toscano (PB), Georgeo Passos (SE), Gabriel Picanço (RR), Adjuto Afonso (AM), João Luiz (AM), Sérgio Aguiar (CE), Gessivaldo Isaías (PI), Valdemar Júnior (TO), Dirceu Ten Carten (PA), Silvana Covatti (RS), Fagner Calegário (AC), Jory Oeiras (AP), Samuel Carvalho (SE), Coronel Adailton (GO), Zé Laviola (MG), Tia Ju (RJ), Antônia Sales (AC), Catarina Guerra (RR), Célia Jordão (RJ), Gustavo Carvalho (RN), Anibelli Neto (PR), Lidio Lopes (MS), Henrique Queiroz (PE),  Comandante Dan (AM), Ivan Naatz (SC), Alessandra Campelo (AM) e o Secretário de Estado da Agricultura, José Luis Tchê (AC).

Por Malu Souza/Ascom Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo