Diretoria aprova contas e campanha do pacto federativo

A aprovação das contas da XV Conferência; a contratação de uma consultoria para elaborar o planejamento da entidade até 2014 e a realização de uma campanha popular em defesa do pacto federativo foram as principais decisões tomadas na primeira reunião da nova diretoria executiva da Unale. 

A aprovação das contas da XV Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE); a contratação de uma consultoria para elaborar o planejamento da entidade até 2014 e a realização de uma campanha popular em defesa do pacto federativo foram as principais decisões tomadas na primeira reunião da nova diretoria executiva da Unale sob a presidência do deputado José Luís Tchê (PDT/AC). O encontro ocorreu na sede da entidade, em Brasília, e contou com a presença de quase toda a diretoria e integrantes do Conselho Fiscal.

Ficou acertado, também, que o plano de mídia da entidade será apresentado na próxima reunião de diretoria, marcado para o dia 22 de agosto, em Curitiba. Nessa ocasião, será detalhada a campanha em defesa do pacto federativo, cuja ideia inicial é utilizar as televisões legislativas para explicar aos eleitores o que é o pacto federativo. Além disso, barracas serão montadas pela Unale nas capitais brasileiras para coletar assinaturas favoráveis à alteração das relações entre a União e os estados que compõem a federação.

No encontro, o presidente José Luís Tchê defendeu a criação de um Conselho Gestor da Unale, que será composto por três integrantes – o diretor geral, Lauri Gisch, um indicado pelo presidente e outro pelos demais membros da diretoria executiva. O órgão terá como finalidade auxiliar na condução das diretrizes definidas pela diretoria.

O presidente da Unale aproveitou a primeira reunião da diretoria executiva para apresentar um resumo das ações realizadas desde a sua posse, no dia 20 de maio, no encerramento da XV CNLE. Citou a reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Barros Munhoz; a participação no encontro do Parlamento Amazônico; a audiência com o senador Jorge Viana para tratar do Código Florestal; a entrega, junto ao Colégio de Presidentes das ALs, da PEC favorável a maiores prerrogativas dos Legislativos estaduais ao presidente do Senado, José Sarney; a participação na reunião do Colegiado de Presidentes, em Goiânia; o recebimento de Medalha da 53ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; audiência sobre Previdência Complementar com dirigentes do Banco do Brasil e a visita ao diretor da gráfica do Senado, Florian Madruga.   

Ponticelli é homenageado na primeira reunião da Unale

O deputado catarinense Joares Ponticelli foi homenageado durante a primeira reunião da nova Diretoria Executiva da Unale.  O encontro foi realizado nesta segunda-feira (04/07) na sede da entidade em Brasília. Ponticelli recebeu o diploma de reconhecimento de mérito pelo desempenho realizado como presidente da Comissão Organizadora da XV CNLE,  realizada em Florianópolis de 18 a 20 de maio deste ano. Feliz e surpreso com a homenagem, o deputado Ponticelli diz ter apenas cumprido o trabalho a ele delegado. “Fico feliz e agradecido pela homenagem, que quero dividir com meus pares, com a equipe da Alesc e da Unale. Foi um trabalho conjunto e quero compartilhar esta homenagem com todos que abrilhantaram o evento”, afirmou.

Para o presidente da Unale, José Luis Tchê, o deputado foi brilhante e merece a homenagem.  A XV Conferencia foi o maior encontro parlamentar do Brasil e reuniu mais de mil e trezentas pessoas, em 14 eventos simultâneos e com a participação de nove países.

Foram homenageados também o deputado Jorge Gresceler, da Assembleia do Rio Grande do Sul e os cerimonialistas Rosana Cajuella e Jardel Henrique Coutinho, de Santa Catarina e Goiás, respectivamente.

Compartilhe!