whatsapp-image-2017-08-31-at-21-14-19Na tarde desta quinta-feira (31) membros da diretoria da Unale estiveram reunidos na Casa da Assembleia Legislativa do RS, na Expointer, na cidade de Esteio-RS, onde foi realizada a II Reunião de Diretoria da atual gestão.

O encontro foi aberto com a palestra do deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), membro da comissão especial da  Reforma Política, que apresentou um panorama da discussão no Congresso Nacional. Durante o debate, foi proposto encaminhamento que será dado pelo parlamentar, através da Unale, em defesa dos parlamentos estaduais nesta reforma.

“ A partir deste debate, ao aprovar uma nova regra, devemos ter o cuidado de entender a importância do papel do deputado estadual no processo da representação dos parlamentos”, comentou Goergen, e acrescentou: “vamos amadurecer, junto à Unale, um posicionamento que defenda os parlamentos estaduais nessa reforma”.

Secretaria de Agricultura

36140482953_6c228edd93_oAo término do debate, o presidente da Unale, Luciano Nunes (PSDB-PI), deu prosseguimento à pauta, onde foi realizada a posse da presidência da recém-criada Secretaria Especial de Agricultura da Unale. A Pasta será presidida pelo deputado tocantinense Olyntho Neto (PSDB-TO) e terá como membros os deputados Pedro Lupion (-), Natalino Lázare (-SC), Elton Weber (-) e Márcio Fernandes (-). “A agricultura é a base da economia de grande parte dos estados brasileiros e precisamos juntar nossas forças para avançarmos em diversas questões”, argumentou Olyntho, que pretende marcar em breve uma reunião com os membros da pasta para definir a agenda de trabalho.

22ª Conferência da Unale

Na pauta, a definição do local e data da próxima Conferência Nacional da Unale, representou a união entre os parlamentos estaduais. Por unanimidade e em consenso, foi escolhida a cidade de Gramado-RS, para sediar o evento, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de maio de 2018. A proposta foi apresentada pelo tesoureiro-geral da Unale, Ciro Simoni (PDT-RS). Concorreu também o estado da Bahia, com proposta apresentada pela deputada Ivana Bastos (PSD-BA). “Nos sentimos muito honrados por sediar esse grande evento no nosso estado e especialmente na cidade de Gramado, que oferece toda a estrutura para receber uma Conferência desta importância”, comemorou Ciro.

Estatuto

Outro tema abordado na reunião foi a alteração de alguns itens do estatuto da entidade. Ficou estabelecida a data de 20 de outubro para apresentação das propostas de alteração e, em seguida, no dia 27 de novembro,  será realizada uma Assembleia Geral para registro das alterações. “ Foi uma reunião muito positiva onde deliberamos sobre temas de extrema importância para nossa entidade”, disse Luciano Nunes (PSDB-PI).

Juliana Freitas / Ascom Unale
Compartilhe!