Desde o dia 27 de julho de 1975, a partir da Lei 6.230, assinado pelo então presidente do Congresso Nacional Magalhães Pinto, foi estabelecido o dia 3 de maio como o Dia do Parlamento. Data com o intuito de comemorar a instalação da Primeira Assembleia Constituinte e da Criação do Poder Legislativo no Brasil. O parlamento, ou conhecido como a casa do povo, tem o objetivo de criar leis, além de fiscalizar ações do Poder Executivo. É a porta de entrada para as demandas dos cidadãos.
E neste dia, a Unale ressalta a importância do Parlamento Estadual e do papel de cada legislador que faz as leis onde pulsa o coração do País, ouvindo de perto as demandas dos cidadãos. Parabéns a todos que representam com integridade a confiança da população brasileira que, através dos parlamentares, acreditam na mudança de um Brasil cada vez melhor.
História
Após a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1822, era preciso garantir a autonomia administrativa do país. Com isso, Dom Pedro I convocou uma Assembleia Nacional Constituinte com a principal função de elaborar e aprovar a primeira Constituição do Brasil. Ela foi instalada no dia 3 de maio de 1823, data considerada como o nascimento do Parlamento brasileiro, que em 2023 comemora 200 anos.
Por Malu Souza/Ascom Unale