roraiam_sergipeOs deputados Venâncio Fonseca (PP) e Capitão Samuel (PSL), do estado de Sergipe, estiveram na sessão desta quarta-feira, 18, convidando os parlamentares roraimenses para a 20ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada anualmente pela Unale – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. Neste ano, Aracaju será a sede do encontro que deve reunir mais de 1.500 participantes, entre deputados, assessores legislativos, entidades nacionais e internacionais.

O evento ocorrerá de 1° a 3 de junho, no campus da Universidade Tiradentes (Unit). De acordo com o deputado Venâncio, a Conferência, intitulada “Rediscutindo o Brasil”, vai receber palestrantes e debatedores como os ministros Augusto Nardes do TCU (Tribunal de Contas da União), Ronaldo Nogueira do MT (Ministério do Trabalho), Gilberto Kassab do MCTC (Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações), Dias Toffolli do STF (Supremo Tribunal Federal) e Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF, dentre outros.

Venâncio Fonseca falou da importância de discutir o contexto político e econômico do país e, espera nesse encontro, o maior número de participantes de todas as edições já realizadas. “Principalmente em um momento como esse que todos nós sabemos das dificuldades que estamos atravessando não só na área política, como na área econômica e moral. Nesses três dias receberemos debatedores de alto nível. Será sem dúvida um dos encontros mais participativos da Unale”, convidou o deputado sergipano.

O presidente da ALE-RR, deputado Jalser Renier (SD), falou da satisfação em receber os deputados em Boa Vista e garantiu a participação de parlamentares roraimenses na Conferência. “A política hoje tem se deteriorado muito por parte da opinião pública, diante do enfraquecimento das forças políticas brasileiras. Mas, existem políticos que sabem o que é importante para a revitalização da sociedade, e o que o mandato pode fazer pra melhorar a vida das pessoas”, ponderou.

O deputado Jorge Everton (PMDB), sergipano de nascimento, falou das semelhanças entre Sergipe, o menor estado da federação em território, e Roraima, o menor em população. “Nós sofremos do mesmo preconceito e discriminação por parte dos estados maiores. E aqui nós temos problemas regionais que precisam ser olhados com carinho pela Unale, como a corrente na BR-174 e a questão energética”, lembrou.

O líder do governo na Casa, deputado Brito Bezerra (PP), também cumprimentou Venâncio, seu colega de partido, e explicou que Roraima abriga grande número de migrantes e descendentes de nordestinos e falou das oportunidades proporcionadas pelos encontros promovidos pela Unale. “São nesses encontros anuais que temos a oportunidade de levantar questões importantes que se tornam percalços e gargalos sofridos pelos Estados”, destacou.

George Melo, líder do Blocão, agradeceu a vinda dos deputados até Roraima e falou da importância de eventos como o que será realizado em Aracaju. “Nós, como os vereadores, somos os representantes mais próximos da população, por isso é importante que sejamos ouvidos. Pra gente será uma honra discutir nossos problemas e representar o nosso Estado na Unale”, concluiu.

Os parlamentares nordestinos receberam das mãos do presidente Jalser, um kit com o livro, documentário especial de 25 anos da Assembleia e a cartilha de leis de Roraima.

Fonte: ALERR

Compartilhe!