Uma comitiva de parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará visitou o Porto de Suape (Complexo Portuário Governador Eraldo Gueiros) na segunda-feira (02) para conhecer a experiência do Complexo. Após a visita, a comitiva participou de um almoço com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), no Palácio do Campo das Princesas.
O número de indústrias instaladas no Suape chamou a atenção dos parlamentares. No total, são 126 em operação e em construção. Para o deputado Sérgio Aguiar (PSB), o Porto do Pecém tem condições de alcançar a crescente expansão do porto pernambucano. “O Porto de Suape tem mais de 30 anos. O nosso Porto do Pecém tem apenas 10. Vamos avançar nesse processo e transformar o Pecém em um Complexo de referência”, disse.
Para o deputado Lula Morais (PCdoB), a experiência de Recife pode servir de base para estudo do Pacto pelo Pecém. “O Complexo Industrial e Portuário do Suape está bem mais avançado que o do Ceará. Eles têm um estaleiro já em funcionamento, com previsão para a instalação de mais seis, além de uma refinaria e várias empresas nas mais diversas áreas”, acrescentou.
Também participaram da visita os deputados Dedé Teixeira (PT) e Bethrose (PRP).
Encontro foi realizado em meio a 27ª Conferência Nacional da Unale, no Rio de Janeiro