Search
Close this search box.

Duas entidades catarinenses foram convidadas para participar do movimento pela unificação das eleições gerais no Brasil, capitaneada pela União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale) e coordenado pelo Deputado catarinense Dado Cherem (PDSB-SC). “É um movimento que não encontra resistências nem no meio político nem na sociedade, todos estamos cansados de eleições de dois em dois anos, o custo é alto e os prejuízos administrativos também”, explicou Dado.

A União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), por meio de sua presidente, a vereadora de Cunha Porã, Adiles Maria Rampi Bregalda, e a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) que tem como presidente o prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, ouviram de Dado Cherem como está sendo conduzido o movimento e quais as metas que serão buscadas.

Para auxiliar na divulgação do movimento a presidente da Uvesc disponibilizou um espaço durante o Congresso Estadual de Vereadores, que será realizado nos dias 5, 6 e 7 de dezembro em Florianópolis, para que o Deputado Dado fale para os vereadores e participantes do evento.

Acompanhada do superintendente da Uvesc, Ilmar Dalla Costa, Adiles Rampi assegurou que também levará as informações para o presidente da União Nacional dos Vereadores do Brasil (UVB), vereador Gilson Conzatti.

“Penso que é uma boa causa, vamos erguer essa bandeira”, afirmou o presidente da Fecam, Douglas Warmling, após ouvir os propósitos de se fazer eleições simultâneas para todos os cargos do executivo e legislativo de uma só vez.

Deputado Dado pediu ao representante dos prefeitos e municípios catarinenses que leve as informações ao presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, para que também seja compartilhada com todos os prefeitos do Brasil. O presidente da Fecam esteve no gabinete acompanhado do diretor de relações institucionais da instituição, Celso Vedana.

O movimento
O lançamento da campanha da Unale pela unificação das eleições será feito no próximo dia 3 de dezembro, em Brasília. A União dos Legisladores tem como presidente o Deputado catarinense Joares Ponticelli e representa os 1059 deputados estaduais do País.

Coube ao Deputado Dado Cherem coordenar a comissão que irá analisar a unificação das eleições, que tem como objetivos analisar as propostas que já tramitam no Congresso Nacional – em torno de 30 propostas de emendas constitucionais (PECs), demonstrar os elevados custos e prejuízos administrativos do atual sistema e elaborar uma proposta que tenha o apoio da sociedade para que o presidente da República e os governadores, prefeitos, vereadores, deputados e senadores passem a ser escolhidos no mesmo ano.

Fonte: ALESC

Compartilhe!