A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputada Inês Pandeló (PT/RJ), esteve nesta quarta-feira (05) na Secretaria-Geral da Presidência da República em reunião com a Chefe de Gabinete, Maria Victoria Hernandez e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) sediadas no Rio de Janeiro.
Na reunião, discutiram a intervenção federal e ordem de despejo em algumas ONGs instaladas na capital fluminense e pediram a prorrogação do Termo de Cessão de Uso destas salas ocupadas ou remanejamento para outros espaços.
As organizações, que entraram no prédio com conceito do Ministério de Desenvolvimento Social, agora são consideradas invasoras.
Para a deputada Inês Pandeló, a Presidência é sensível ao tema: “Há uma sensibilidade muito grande da Presidência da República em compreender as organizações sociais como espaços importantes de mobilização e organização da sociedade. São entidades que tem convênios com o Governo estão lá com autorização do governo”.
A deputada Federal Benedita da Silva (PT/RJ), também enfatizou a responsabilidade social que as ONGs desenvolvem em seu Estado: “Essas organizações tem convênios de políticas com o governo. Saio otimista porque se tem um compromisso de aplicar políticas e as ONGs são parceiras do Governo, por isso temos que dar condições de trabalho e equipamentos”, defendeu. As parlamentares saíram otimistas da reunião.