A China é a grande atração no panorama internacional, com crescimento econômico sem igual no mundo atual.  Por isso a visita oficial de seis dias que a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, faz ao país asiático é cercada de grande expectativa.  Os encontros oficiais com as autoridades chinesas começam nesta terça-feira (12).

A China é a grande atração no panorama internacional, com crescimento econômico sem igual no mundo atual.  Por isso a visita oficial de seis dias que a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, faz ao país asiático é cercada de grande expectativa.  Os encontros oficiais com as autoridades chinesas começam nesta terça-feira (12).
Dezessete dias antes da viagem da chefa do Estado brasileiro à China, uma delegação de cinco deputados estaduais brasileiros, representando quatro Assembléias Legislativas, visitou o país. A viagem foi capitaneada pelo presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado Alencar da Silveira Jr (PDT/MG) e organizada pela entidade. A visita em missão oficial visou fortalecer as relações institucionais, legislativas e econômicas dos países integrantes do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).
Os parlamentares brasileiros mantiveram contatos com autoridades chinesas e de Hong Kong, com as quais debateram assuntos nas áreas de educação, saúde, agricultura, meio ambiente e relações internacionais. As autoridades visitadas foram convidadas a participar da XV Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que acontecerá de 18 a 20 de maio, em Florianópolis (SC).
Como entidade representativa dos 1.059 parlamentares de 27 Parlamentos estaduais, a Unale busca, em sua atuação internacional, criar oportunidades para que os legisladores aperfeiçoem seus conhecimentos e conheçam experiências bem sucedidas de outras nações e instituições. As atividades da delegação foram organizadas em conjunto com o Ministério de Relações Exteriores do Brasil, através da Assessoria de Assuntos Federativos e Parlamentares, da Embaixada do Brasil em Pequim e do Consulado do Brasil em Hong Kong.
Integraram a delegação brasileira o presidente da Unale, deputado Alencar da Silveira Jr., deputado José Luis Schafer Tchê (AC), 1º vice-presidente; deputado Alexandre Postal (RS,  tesoureiro geral , deputado João Gonçalves (PB,  2º Tesoureiro  e deputado Hélder Paiva, 1º vice-presidente da Assembléia Legislativa do Acre; o assessor de Relações Internacionais, Fabiano Geremia e o assessor parlamentar e tradutor da delegação, Rafael Magalhães.
 
Contatos
Durante a viagem, a delegação manteve reuniões e contatos com autoridades do governo e de organismos chineses,
com destaque para o deputado federal da Assembleia Nacional da China, Ma Wenpu, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil/China) e a deputada Li Xiaojuan, da Assembleia de Pequim; deputados Shophie Leung, Greg So e Adeline Wong, todos do Parlamento de Hong Kong; o embaixador brasileiro em Pequim, Clodoaldo Hugueney Filho e Fernando Jablonski e Jessy Ma, do Consulado do Brasil em Hong Kong.
Os parlamentares brasileiros se encontraram, também, com Maurice Han, chefe do Escritório de Relações com a América; Wu Baiyi, diretora do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre a América Latina; Shuan grong, chefe da Divisão Internacional de Relações entre o Brasil e a China; Ji Wei, diretor da Associação das Cidades Irmãs da China; Isabel Chen, diretora da Associação da Amizade de Povo Chinês com Países Estrangeiros;  Wang Hongqiang, secretário geral da Associação de Amizade da China com Países Latino Americanos e Caribe); Jia Lin e Li Liguo (CIFCA); Lu Jing e Shen Jing (CPAFFC).
Compartilhe!