Emissão de alertas meteorológicos, capacitação de voluntários e repasse de recursos com agilidade são algumas das medidas anunciadas pela Defesa Civil do Estado para o período chuvoso em Minas Gerais. A informação foi dada durante audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta quarta-feira (23).

Emissão de alertas meteorológicos, capacitação de voluntários e repasse de recursos com agilidade são algumas das medidas anunciadas pela Defesa Civil do Estado para o período chuvoso em Minas Gerais. A informação foi dada durante audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta quarta-feira (23). “Minas Gerais se preparou para enfrentar a chuva com planejamento”, afirmou o secretário-executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Eduardo Cézar Reis.

Ele explicou que os voluntários que serão capacitados pela Defesa Civil atuarão durante a época das chuvas nos municípios mineiros. “Estamos, também, com parcerias com operadoras de telefonia, que enviam prognósticos de chuva a usuários dessas empresas”, disse. As mensagens chegarão por SMS e email, nos meses de novembro a março. O diretor de planejamento da Defesa Civil do Estado, Anderson Oliveira, alertou, no entanto, que o trabalho realizado é de ajuda a municípios, e não em substituição. “Os prefeitos precisam fazer também um trabalho de prevenção e planejamento”, disse.

O representante da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Cláudio Palma, disse que é necessário que sejam feitas parcerias entre governos, população e Defesa Civil para o enfrentamento do período das chuvas. Como forma de evitar catástrofes, ele falou sobre a importância de se impedir a ocupação desordenada. “Há muitos prefeitos que fazem vista grossa com relação a isso. Está faltando mais punição para esse tipo de ação”, criticou.

Compartilhe!