A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em conjunto com a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal, realiza, nesta sexta-feira (10), audiência pública para discutir a crise na saúde no Ceará. O debate, proposto pelo deputado Carlos Matos (PSDB), acontecerá no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
“O sistema estadual de saúde do Ceará apresenta acentuadas deficiências, tanto de ordem pessoal como material tais como ausência de profissionais, de equipamentos e de medicamentos, sem falar na precariedade do atendimento ofertado à população e a fragilidade estrutural dos hospitais”, observou o parlamentar.
Para o deputado, é fundamental uma discussão e análise dessa situação, e se propor alternativas para se garantir um sistema de saúde de qualidade e adequado para a sociedade.
Foram convidados para o debate, o secretário da saúde do Estado (Sesa), Henrique Javi; a promotora de Justiça e Defesa de Saúde Pública do Ministério Público Estadual, Isabel Porto; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec-CE), Ivan Moura Fé; o presidente da Associação Médica Cearense (AMC), Carmelo Leão; a presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), Mayra Pinheiro; o presidente da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Ricardo Madeiro; médicos, demais instituições ligadas à saúde e deputados federais.
Fonte: Agência ALCE