Neste contexto os políticos são ainda mais cobrados e expostos à opinião pública. Esta relação conflituosa com a imprensa e o marketing político é um dos temas que serão tratados no Seminário de Assuntos Parlamentares, que acontece na Câmara Distrital em Brasília, nos dias 24 e 25 de fevereiro.
O encarregado do assunto é o professor Silvio Teitelbaum, diretor da CAST Consulting and Business Bureau. Perito no assunto, o professor enfatiza que além dos veículos de comunicação convencionais, as mídias sociais desempenham um papel de primordial importância na construção da imagem de um ser público. “O político já é uma classe muito visada, especialmente quanto às questões éticas, mas por causa desta exposição excessiva os políticos são ainda mais cobrados e vigiados, daí a importância de ter habilidade para lidar com a imprensa e com os formadores de opinião quer de meios tradicionais, quer das mídias sociais”, alerta.
Na avaliação de Teitelbaum tanto o político o quanto seus assessores devem estar preparados para lidar com os meios de comunicação. “Não deve ter a desconstrução da classe política ou generalizações abstratas em torno de uma categoria profissional, afinal os parlamentos são essenciais ao processo democrático”, afirma.
Para o professor o diálogo é uma das ferramentas que pode estreitar estes laços. “Com isso teremos conteúdos mais responsáveis, mas para que este diálogo seja proveitoso o preparo das fontes, ou seja, de parlamentares e assessores é essencial”, finaliza. Quer saber mais? Participe do Seminário de Assuntos Parlamentares, destinado aos deputados e assessores, clique aqui e faça sua inscrição.
Confira a programação do Seminário de Assuntos Parlamentares*
24/02 | Quinta-feira
09h – Abertura
· Presidente da Unale – Deputado Alencar da Silveira Jr. (ALMG)
· Presidente do Colegiado de presidentes das ALES – deputado Barros Munhoz (ALESP)
· Presidente da Câmara Federal – Marco Maia
· Presidente do Senado – José Sarney
10h – Constitucionalidade dos atos legislativos
· Palestrantes: Ministro Gilmar Mendes- Supremo Tribunal Federal
12h – Almoço
14h – Responsabilidade fiscal e ação do Tribunal de Contas da União (TCU)
· Palestrante – ministro do TCU- Marcos Bemquerer Costa
15h30 – Ética na política e Código da Unale
· Palestrante – senador Pedro Simon
17h – Relação com a Imprensa e marketing político
· Palestrante – Silvio Teitelbaum
25/02 | Sexta-feira
09h – Noções básicas de técnica legislativa
· Palestrante – Cleide Lemos (Consultora do Senado)
10h – Estrutura do Processo legislativo
· Palestrante – Gustavo Ponci de Leon – Consultor do Senado
* Programação sujeita à alteração