O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alepr), deputado Ademar Traiano (PSDB), promoverá nesta segunda-feira (15), com o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale, deputado amazonense Adjuto Afonso (PDT), o lançamento oficial da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que este ano acontecerá pela primeira vez no Paraná, em Foz do Iguaçu, nos dias 7, 8 e 9 de junho.
O lançamento ocorrerá no início da sessão plenária, no horário do chamado Grande Expediente, às 14h30, com participação dos demais deputados estaduais que integram a direção da Unale. Mais cedo, às 10 horas, os parlamentares dirigentes da Unale participam de uma reunião de trabalho na Presidência da Alepr.
O tema do grande encontro anual será “O Brasil e suas reformas”, para aprofundar as discussões sobre a relevância do Poder Legislativo estadual, a crise nos estados e as soluções, as reformas política, previdenciária e trabalhista, além de outros temas de relevância. Para tanto os organizadores estimam reunir em Foz do Iguaçu um público de cerca de 1.500 participantes, entre parlamentares, assessores legislativos, representantes de entidades nacionais e internacionais.
Com a experiência de vinte conferências nacionais realizadas com êxito, a Unale assegura que a oportunidade favorece a interlocução entre os Parlamentos estaduais na discussão de temas importantes para garantir o crescimento do país. O intercâmbio deve permitir que os participantes ampliem suas áreas de conhecimento e melhorarem as políticas públicas regionais, com inovações e soluções adotadas fora de seus estados. O evento também oportunizará o encontro das entidades vinculadas aos Legislativos estaduais, para a atualização profissional e discussão de temas relacionados com as suas atividades funcionais.
Inscrições –As inscrições para a participação na 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) já estão abertas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no portal da Conferência, até 2 de junho.