vidigal_cnleO deputado federal Sérgio Vidigal, Co-Relator da Comissão do Pacto Federativo na Câmara, palestrou na tarde desta quinta-feira (11) na 19ª Conferência Nacional da Unale, que encerra hoje (sexta-feira, 12), no Centro de Convenções de Vitória (ES). O relator falou da avanços alcançados pela Comissão, que agora aguarda a decisão da Câmara quanto a coincidência das eleições, o tempo de mandato dos cargos eletivos, o voto obrigatório, as federações partidárias, a cota para mulheres, entre outros assuntos.

Desde o início deste mês a Câmara vem votando itens referentes a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 182/07, da reforma política. Até agora, a Casa decidiu manter o atual sistema de eleição de deputados e vereadores; acabar com a reeleição para chefes do Executivo; cortar o Fundo Partidário e o tempo de televisão de legendas sem congressistas; e permitir doações de empresas a partidos, e de pessoas físicas a partidos e candidatos.

Vidigal falou também da importância da mobilização realizada pela Unale nas Assembleias Legislativas e ressaltou o papel do parlamentar estadual no debate. “Ouvir os deputados estaduais é imprescindível, pois é a partir deles que temos real noção do anseio da população.”, afirmou.

Ainda na quinta-feira o evento recebeu as palestras do Presidente do Movimento Espírito Santo em Ação, Luiz Wagner Chieppe, que abordou a infraestrutura de logística no Brasil com foco nos portos do Estado do

Espírito Santo, e a palestra motivacional do técnico da seleção brasileira de basquete paraolímpico, Steven Dubner.
A Conferência da Unale se encerra nesta sexta-feira (12) e conta ainda com a palestra do Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, que vai apresentar um panorama do Setor Energético no país.

Compartilhe!