A Comissão de Saúde da Unale se reuniu, na manhã desta segunda-feira (27), de forma remota, para debater as ações que serão realizadas durante o ano de 2023. Os parlamentares conversaram sobre a necessidade de políticas públicas da saúde para a população brasileira.

O presidente do colegiado, deputado Jorge Vianna (DF), iniciou os debates alinhando as ações que serão incentivadas pela Campanha Abril Azul da Unale, para conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Nesta campanha, é sugerida a solicitação para iluminação dos prédios das Casas Legislativas, dentre outros órgãos públicos estaduais”, explanou o parlamentar.

Ainda durante a reunião, os integrantes da comissão discutiram sobre realizar uma Audiência Pública, a nível nacional, sobre o TEA. O encontro foi marcado para abril, podendo ser postergado.

Estiveram presentes os deputados Jorge Vianna (DF), Dra. Lidiane Lucena (SE), Dr. Taciano Diniz (PB) e a servidora da Assembleia Legislativa do Amazonas, Gisele Amaral.

O colegiado

Com o objetivo de promover a interlocução entre todos os estados sobre as temáticas que envolvem a saúde pública do País, o colegiado da entidade, criado em 2012, proporciona a apresentação de ações e projetos que busquem atender de forma eficaz e humanizada o serviço de saúde prestado pelos Estados à população.

Anualmente, em parceria com as Casas Legislativas e instituições ligadas à temática, são realizadas campanhas de saúde que têm o objetivo de disseminar informações de prevenção e conscientizar os cidadãos acerca de doenças como câncer, a Aids, doenças sexualmente transmissíveis e transtornos mentais.

Por Malu Souza/Ascom Unale

Compartilhe!